Ex-pracinha reencontra filho após 43 anos no Paraná

  • CGN.UOL
Ex-pracinha reencontra filho após 43 anos no Paraná

Histórias são o que não faltam na biografia do paulista José Soares Neto. É só travar cinco minutos de prosa com o ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que logo se percebe quanta emoção permeia a trajetória do ex-combatente da 2ª Guerra Mundial. Morador de Londrina há mais de 60 anos, Soares, ou "José do Lenço" como é conhecido na cidade, venceu a luta contra as tropas alemãs, sobreviveu a um tiro que devastou um dos lados de sua audição, dominou estradas paranaenses como caminhoneiro e agora, aos 93 anos, teve a oportunidade de reencontrar um filho após 43 anos de separação.

A participação de Soares no Exército Brasileiro foi importante para o desenrolar de mais este capítulo na vida de "José do Lenço". Foi ao ver uma foto do ex-pracinha paramentado com a antiga farda que o pastor Roberto Silva Soares, de São Paulo, o reconheceu. A imagem, feita pelo fotógrafo Anderson Coelho, para uma reportagem da Folha de Londrina, em 2012, foi encontrada por Roberto na internet, no final do ano passado. Era o primeiro passo para que ele pudesse chegar mais perto do pai. "Meu genro logo viu a semelhança nos traços e disse: não tenho dúvidas que ele é o seu pai", relata.

Os demais familiares de Roberto o apoiaram na busca por Soares. Com auxílio da filha Kelly, o pastor obteve o endereço do ex-pracinha e preparou as malas com a esposa, Maria, rumo a Londrina. Todo o processo levou dois meses. "Tinha dúvidas sobre como ele me receberia, mas vim preparado para tudo. Nunca deixei de procurá-lo", diz o filho, que até então desconhecia que o pai tivesse ido para a guerra.

O reencontro aconteceu no domingo passado. Pai e filho não se viam desde o início da década de 1970. Ambos contam que a primeira esposa de Soares, a mãe de Roberto, foi embora de Londrina com o menino quando ele tinha 4 anos de idade. Em São Paulo, ela formou uma nova família. Soares chegou a se encontrar com o filho, então com 20 anos, quando viajou para regularizar o divórcio com a ex-mulher. Eles não se deram muito bem e acabaram afastados pelo tempo e a distância. "Eu o procurei no endereço que aparecia em uma das cartas dele, mas meu pai já tinha se mudado havia cinco anos", assinala Roberto.

Ver o filho em frente à casa dele perguntando sobre um senhor chamado José Soares Neto encheu o aposentado de surpresa. "Eu sabia que existia uma criança minha. Ele provou quem era, mostrou que não estava mentindo", conta Soares. A conversa entre os dois foi só aumentando. Marcaram encontros para os dias seguintes e foram colocando, aos poucos, o assunto em dia.

Casado novamente, o militar já era pai de duas filhas, sendo uma delas falecida, e avô de duas moças. Teve a família ampliada ao reencontrar Roberto: ganhou nora, mais três netos e outros seis bisnetos. "A família tem que crescer", brinca ele. Pai e filho se preparam agora para estreitar ainda mais os laços que a vida tornou a unir. "Estamos conversando sobre ele [Soares] ir a São Paulo nos visitar. Ele tem familiares na região de Santo André, então fica bem mais fácil", comenta Roberto.

As informações são da Folha de Londrina.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.