Homem é confundido com motorista do Uber e agredido

  • Leia Já
Homem é confundido com motorista do Uber e agredido

O conflito entre taxistas e motoristas do Uber no Recife tem gerado uma série de reações violentas. A última aconteceu com o estudante Thiago Magalhães, que nem estava usando algum dos serviços, nem era taxista e muito menos motorista do Uber.

O fato aconteceu na tarde do último sábado (23). Thiago estava dirigindo com destino ao bairro da Torre, na Zona Norte do Recife, onde iria a uma reunião de uma ordem filantrópica maçom. Segundo o jovem, em relato no Facebook, um taxista bateu na traseira de seu veículo, fazendo com que ele parasse.

“Esse mesmo taxista já desceu do carro dele vindo me agredir, sem nem ao menos dar uma satisfação por ter batido no meu carro”, Thiago relata no texto. O estudante lembra que enquanto era agredido pelo taxista, outros dois chegaram, sendo que um deles lhe passou uma rasteira.

O estudante, por ter sido confundido com o motorista do Uber, teria levado chutes, pisadas nos joelhos e tórax. Thiago acredita ter sido confundido por estar usando roupa social, vestimenta padrão nas reuniões das quais participa.

A confusão só teria cessado após populares começarem a constranger os agressores, chamando a atitude de covarde e ameaçando acionar a polícia. Os três taxistas teriam fugido do local após a agressão.

Fotos dos ferimentos após a confusão foram publicadas por Thiago em seu perfil no Facebook. Com as placas dos táxis anotadas, ele deve fazer um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (25).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas, Everaldo Menezes, violência não é recomendação para a categoria. “O sindicato orienta que ninguém agrida ninguém. Em São Paulo, nós tivemos carros sendo destruídos e não vemos isso por aqui”, ele destaca. “Estamos pedindo fiscalização. Mas os motoristas do Uber provocam muito. Eles param o carro em frente aos pontos de táxi, ficam esperando o cliente mexendo no celular e saem dando ‘tchauzinho’ para os taxistas’. Os taxistas estão se controlando”, responde Menezes.

Recife possui a Lei Municipal 18.176/2015, que trata da regulamentação de aplicativos destinados ao serviço de táxi, como Easy Taxi e 99Taxis, mas não trata do Uber. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) tem autuado motoristas do Uber com base na Lei Federal 12.468/2011, que diz que é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor para o transporte público individual remunerado de passageiros.

Mudanças de comportamento – Enquanto o impasse não é resolvido, a chegada do Uber tem proporcionado algumas mudanças significativas. Disputando com um serviço que oferece preços mais baratos, os taxistas, quando não partem para a violência e ameaça, têm procurado se renovar. Por exemplo, o serviço de táxi Teletaxi lançou na última semana o Teletaxi Prime, que oferece veículos com wi-fi, água, bombons e carregadores de smartphone.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.