Cientistas encontram marca genética da homossexualidade

  • O Tempo
Diferença. O que separa os g0ys de gays é o fato de os primeiros não praticarem sexo anal com outros homens (STOCKXPERTS)
Diferença. O que separa os g0ys de gays é o fato de os primeiros não praticarem sexo anal com outros homens (STOCKXPERTS)

A procura pelo "gene gay" ganhou força entre os cientistas, principalmente depois dos anos 90. Uma publicação da "Super Interessante" mostra que, pela primeira vez, um estudo encontrou informações genéticas que permitiram aos cientistas prever a orientação sexual em homens.

Um estudo de 2011 em gêmeos univitelinos, que tem o mesmo DNA, como clones, as chances de um irmão ser gay se o outro é só ficam em 20%. Isso seria um fator relevante para apontar que o ambiente tem uma influência maior que os genes.

De acordo com a publicação, cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, estudaram um grupo de cinco desses marcadores em 37 pares de gêmeos idênticos, nos quais apenas um irmão era gay. Também participaram 10 pares de gêmeos heterossexuais, como grupo de controle. Através da análise da saliva, descobriram que esse conjunto de marcadores estava presente no gêmeo gay, mas não no outro. Em 67% dos casos, eles acertaram quando alguém era gay ou não.

Mesmo com esse resultado, os cientistas reforçam que não se sabe o que causa essas modificações epigenéticas no que entram as influências ambientais ou quais genes exatamente elas afetam.

Os pesquisadores pretendem começar estudos mais amplos, em grupos maiores, para ver se o sucesso pode ser repetido.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.