Filho x pais idosos: O abandono por aqueles deveriam amá-los incondicionalmente

O idoso tem direito ao respeito e à dignidade. Tarefa e obrigação não só do Estado, mas, principalmente, dos familiares

  • Karina Veríssimo
Filho x pais idosos: O abandono por aqueles deveriam amá-los incondicionalmente

Buzina e freadas de carro soaram no ar e despertaram a atenção das pessoas que passavam pela rua alheias ao que acontecia ao seu redor. No meio da movimentada avenida, uma idosa, aparentemente perdida, sem saber o que fazer ou para onde ir... Vendo a situação de desespero dos motoristas e da senhora, populares a recolheram e prestaram atendimento à integridade física e ao que ela mais precisava naquele momento: atenção e carinho.

A descrição da cena mais parece cena de filme ou trecho de um livro de drama, mas foi um fato verídico que aconteceu em Dourados no último final de semana e foi revelado pela reportagem 94FM, que se preocupou em encontrar a família da senhora. Tarefa difícil, pois a idosa perdida só sabia seu nome, bairro no qual residia e o primeiro nome da sua filha.

No programa do radialista Marçal Filho, por ter grande audiência em Dourados, foi feito um apelo para que a filha fosse encontrada, como de fato foi! Todos da rádio e a população que encontrou a mulher ficaram aliviados. Entretanto, seria uma história com final feliz se não houvesse outra situação oculta. A idosa fugiu de casa por afirmar que não consegue mais conviver na casa, fato confirmado pela própria filha que disse que também não ‘suporta’ mais a convivência por afirmar que a mãe tem problemas mentais...

O episódio serviu para lançar uma discussão em torno do comportamento e tratamento que os filhos oferecem aos seus pais. O ser humano cresce sabendo que, para ser uma pessoa de bem, se deve respeitar o próximo independente de cor, raça, religião, sexo ou classe social. Agora imagine este ‘próximo’, a quem tanto a sociedade diz que se de respeitar, forem seus próprios pais? Aquele ser humano que o colocou no mundo, que abdicou sua vida em prol da sua cria e por tantas vezes deixou de adquirir para si mesmo para ofertar o melhor a quem gerou...

Infelizmente, nem todos os filhos tem a consciência do sacrifício que muitos geradores passam para tornarem os filhos pessoas melhores e de boa índole. Há filhos que esquecem que os pais são seres ‘imaculados’ e que merecem toda admiração. O amor de um pai pelo seu filho é maior do que qualquer outra coisa no mundo a qual se possa comparar. Sabe-se que, as histórias são diferentes e cada tem a sua, tão triste quanto o desprezo pelos filhos, alguns pais abandonam, maltratam e negligenciam os filhos, mas é uma parcela bem inferior e são casos pontuais.

O idoso tem direito à vida, liberdade, respeito, segurança e outros itens não menos importantes... Isso não é tarefa somente do Estado, é, principalmente, da família. As agressões físicas, verbais e psicológicas são desumanas, humilhantes, aterrorizantes e degradantes. A dor do abandono ao idoso, como a negação do afeto, do convívio e do próprio alimento, não comprometem só a matéria, pois a dor reflete-se psicologicamente, agravando suas limitações.

Não é preciso ser profissional da área da saúde mental para adivinhar os efeitos devastadores que o abandono pelos próprios familiares podem trazer aos idosos. É preciso ter uma nova consciência e mudança de hábitos e comportamento para mudar as relações familiares.

Será que houve uma inversão total de valores no mundo? O que houve para que casos assim se tornem cada vez mais comuns? A 94 FM quer saber quão o seu pensamento quanto ao tratamento que a família deve oferecer aos idosos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.