Aced comemora 70 anos com lançamento de livro na sexta

A Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) lança na sexta-feira (29) o livro “Aced 70 Anos”, que conta a história da instituição desde sua fundação, em 29 de maio de 1945. De autoria do jornalista e escritor Luís Carlos Luciano, a obra foi baseada nos livros-ata da instituição. O evento está marcado para as 20h, quando a diretoria irá comemorar as sete décadas de atuação da associação no município de Dourados. Todos os associados estão convidados para participar da comemoração.

De acordo com o presidente Antônio Nogueira, a data será celebrada em clima de muita festa e celebração pela importante contribuição da Aced para o desenvolvimento de Dourados ao longo dos anos. “A Aced sempre foi importante para o município e falar da história da associação é também lembrar da própria história de Dourados”, diz ele, ao citar que a entidade sempre esteve envolvida em assuntos do interesse do empresariado local. “Todos os presidentes que passaram por esta associação buscaram defender a classe e estiveram comprometidos com as demandas de cada época. Para os próximos 70 anos, enquanto entidade, mantemos o nosso compromisso de continuar lutando por um comércio forte e promissor”, complementa.

A ideia do lançamento de um livro em comemoração ao aniversário surgiu no ano passado, já que a entidade previa uma celebração especial para os 70 anos. Entre as pesquisas e a redação do livro, foram pelo menos seis meses de trabalho.  “O ponto mais difícil foi o prazo, porque a Aced tem um acervo muito grande e foi preciso pesquisar muito para que esta história pudesse ser contada”, explica Luís Carlos Luciano, ao ressaltar que o primeiro passo foi ler e transcrever todas as atas para então traçar um caminho e iniciar a redação da obra. “A escrita de um livro é um trabalho artesanal, de solidão mesmo. Foi um desafio muito grande, mas é impossível escrever um livro sem passar por isso”, acrescenta.

Além do material disponibilizado pela Aced, a pesquisa histórica também incluiu o acervo do Centro Cívico Antônio João, do Clube Social de Dourados e do antigo Clube dos Criadores – que supostamente teria originado o Sindicato Rural de Dourados. O professor Paulo Cimó, do Centro de Documentação Regional da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), também colaborou na pesquisa histórica de Dourados a partir de pesquisas e trabalhos acadêmicos.

O escritor conta que, após avaliação do material a ser publicado, optou por dividir o livro por temas, abordando ciclos importantes para a cidade e também para a entidade. “Foi muito interessante constatar que a história da Aced vem a somar com a compreensão da própria história de Dourados. Percebemos que há uma interferência muito forte dos membros da associação no desenvolvimento da cidade”, destaca Luciano.  O livro tem quase 300 páginas e estará disponível para compra durante o evento.

Comemoração

O lançamento do livro “Aced 70 anos” está marcado para sexta-feira às 20h no auditório da Aced. Os associados que tiverem interesse em participar deverão confirmar presença no telefone (67) 3416-8653, falar com Danielli ou Érika.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.