Alagamentos provocam destruição e deixam moradores do Barreirão sem água potável (assista)

Moradores do Barreirão, na zona rural de Dourados, estão sem água potável por causa de alagamentos (94 FM)
Moradores do Barreirão, na zona rural de Dourados, estão sem água potável por causa de alagamentos (94 FM)

Moradores de parte do Barreirão, zona rural do município de Dourados no caminho para Fátima do Sul, vivem um verdadeiro drama por causa de alagamentos ocorridos nesta quinta-feira (26). A enxurrada destruiu plantações e invadiu casas. Mas o principal problema é que contaminou poços com água suja e agora as pessoas que residem na localidade não têm o que beber.

Fotos e vídeos encaminhados à 94 FM através do WhatsApp 9972-9494, do canal Você na Redação, mostram que os estragos atingiram grandes proporções. Conforme Luiz Sérgio Gabriel, agente da Defesa Civil, o local já foi vistoriado nesta manhã e a Secretaria Municipal de Assistência Social foi acionada para auxiliar os moradores.

“O lençol freático é próximo à superfície e em alguns lugares transbordou. A água suja desceu nos poços e os moradores estão sem água para beber”, explicou Gabriel, adiantando que a Assistência Social já foi acionada para ajudar os residentes de partes do Barreirão.

Por meio de fotos e vídeos, uma leitora e ouvinte da 94 FM identificada como Jaqueline mostrou os danos causados pela enxurrada. Plantações de mandioca, milho, soja e hortas foram destruídas. Até cobras começaram a aparecer com mais frequência, já que os buracos onde ficam escondidas ficaram alagados.

Para piorar a situação de quem vive no Barreirão, fossas transbordaram e essa água suja invadiu os poços artesianos de onde os moradores tiravam o que beber.

De acordo com dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva média mensal para novembro em Dourados é de 157.2 milímetros, mas desde o início deste mês já choveu 292.6 milímetros no município. Ainda segundo a Embrapa, ontem (25) as precipitações pluviométricas atingiram 59.2 milímetros em apenas duas horas.

Assista ao vídeo encaminhado por moradores do Barreirão:

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.