Alheia às críticas de vereador, secretária municipal capacita servidores contra a homofobia

Responsável pela pasta de Assistência Social, Ledi Ferla disse não ter tomado conhecimento das críticas feitas pelo vereador Sérgio Nogueira

Secretária de Assistência Social ressaltou a necessidade de combater preconceitos (Divulgação)
Secretária de Assistência Social ressaltou a necessidade de combater preconceitos (Divulgação)

A secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, garantiu à reportagem da 94 FM que o programa de capacitação contra a homofobia desenvolvido pela pasta que comanda segue o planejamento da administração municipal. Alheia às críticas feitas pelo vereador Sérgio Nogueira (PSB) na sessão desta manhã, ela participa na tarde de hoje (15) de um workshop no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Água Boa.

“É um programa de capacitação para servidores que atuam com esse público e precisam estar orientados. Está tudo ok com o programa, está dentro do planejamento”, informou, garantindo não ter sequer conhecimento das falas feitas pelo parlamentar.

Nesta segunda-feira e amanhã (16) Ledi Ferla estará envolvida na capacitação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social através do workshop sobre homofobia “Avança Dourados: respeito à diversidade combatendo a homofobia”.

“É um programa do governo federal que a gente conseguiu o recurso para o município desenvolver. Nós atendemos esse público nos Cras, postos de saúde, é um programa muito interessante e importante. Nós que somos da assistência e trabalhamos com políticas públicas temos que combater todo tipo de discriminação”, ressaltou.

A abertura oficial do workshop acontece na Câmara de Vereadores, no dia 17, às 19h, quando será feito o lançamento de duas cartilhas para capacitação LGBT, além de palestra e debate, segundo a administração municipal.

Foi essa informação que motivou o vereador Sérgio Nogueira, aliado do prefeito Murilo Zauith (PSB), a proferir um inflamado discurso na tribuna da Câmara, oportunidade na qual propôs que homossexuais sejam enviados a uma ilha por 50 anos.

A afirmação do parlamentar foi feita em meio a severas críticas contra o que classifica como “desconstrução da família” promovida pelo governo. “Para esse governo a família tem que ser desconstruída no seu padrão normal para dar lugar a outros conceitos de família. Isso vem rasgar nossa Constituição ao meio, dizer que família é qualquer coisa”, disse. “Não podemos passar a ideia de que o anormal é normal”.

O parlamentar douradense enfatizou não ser homofóbico, mas mostrou não estar em plena sintonia com a administração para qual garante apoio no Legislativo. A prefeitura planeja dar continuidade às ações de combate à homofobia.

“Se alguém se colocar contra a gente, temos que tocar nosso trabalho. A gente não está incentivando, estamos fazendo um preparo de como lidar. Tem cartilha e quem quiser pode ter acesso a esse material”, destacou. “O projeto visa a levar informação para quem lida com o público em geral”.

Segundo a secretária municipal, esse é um tema transversal, não só da assistência social, mas também da educação, discutido através da educação inclusiva. “A sociedade é impregnada de preconceito e precisamos desconstruir alguns para a sociedade viver em harmonia”, ponderou Ledi.

Ainda conforme a prefeitura, no dia 19 deste mês será realizado a primeira oficina cujo público alvo será a comunidade escolar, funcionários, alunos e pais. As oficinas também serão realizadas nos dias 3, 20, 21 de outubro e nos dias 14 e 20 de novembro.

Antes disso, na quarta-feira (17), das 7h às 11h o Cras do Jardim Água Boa terá 200 vagas para profissionais da Secretaria de Saúde serem capacitados. O encerramento da campanha está agendado para 20 de novembro, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.