Após alerta da 94 FM, CCZ vistoria terreno para conter avanço da dengue

Trator da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos faz a roçada do terreno após ser acionado pelo CCZ (94 FM)
Trator da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos faz a roçada do terreno após ser acionado pelo CCZ (94 FM)

Mais um caso de alerta feito pela 94 FM resultou em melhorias para a população de Dourados. A denúncia de um possível foco de proliferação do Aedes Aegypti publicada na terça-feira (24) motivou uma vistoria do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e resultou na roçada do terreno que estava tomado pelo mato e com uma piscina chega d’água no BNH 2º Plano.

Conforme Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ em Dourados, no local não foi encontrado foco de larvas do mosquito transmissor da dengue em vistoria realizada ontem (25). No entanto, o espaço precisou receber o serviço de roçada. Executado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, deverá render multa de R$ 1,700 ao proprietário do terreno.

Bloqueio químico

“Não foi encontrado foco do mosquito, apenas larvas de girino”, informou Rosana. Ainda segundo ela, mesmo assim o CCZ optou por dar atenção especial à região. “Ontem mesmo foi feito um bloqueio químico no final da tarde e na semana que vem uma equipe fará mutirão naquelas proximidades”. 

Conforme a 94 FM havia noticiado, a presença de uma piscina cheia d’água no terreno tomado pelo mato provocava temor entre grávidas que residem região. O medo ganhou força por causa dos crescentes casos de microcefalia em recém-nascidos cujas mães foram infectadas pelo Zika Vírus durante a gravidez. A exemplo da dengue e da febre chikungunya, essa doença também é transmitida pelo Aedes Aegypti.

Participação popular

A coordenadora do CCZ reconheceu a importância da participação popular em denúncias sobre possíveis criadouros do Aedes Aegypti. “Nosso papel é fazer esse trabalho mesmo e contamos com a participação da população para cobranças”, pontuou Rosana. Ela lembra que o CCZ tem autorização judicial para entrar em imóveis particulares para combater esses focos de proliferação do mosquito.

Quem souber de locais que ofereçam risco à saúde pública podem entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3411-7753. “Nesse número a população pode indicar os locais. É uma forma de contribuir e não ser conivente com a situação”, ressaltou a coordenadora, deixando claro que o papel do Centro de Controle de Zoonoses é notificar os proprietários e eliminar os focos do mosquito.

Dourados em alerta

Sobre a informação divulgada pela 94 FM na terça-feira, que indica Dourados em alerta para proliferação do Aedes Aegypti, Rosana reconheceu a necessidade de atenção. Conforme o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, o índice de infestação predial apurado na cidade está na categoria Alerta, numa escala que começa em Satisfatório e pode chegar a Risco.

“O índice tolerável é menos de 1%. O nosso foi 1,7%. É um limite que temos que manter sob vigilância. Vamos reforçar nossas ações”, garantiu a coordenadora do CCZ.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.