Após julho chuvoso, Dourados completa 30 dias de estiagem

Dourados completa 30 dias sem chuva nesta segunda-feira, dia 24 de agosto (André Bento)
Dourados completa 30 dias sem chuva nesta segunda-feira, dia 24 de agosto (André Bento)

Dourados completa nesta segunda-feira (24) 30 dias sem chuva, de acordo com dados da Embrapa Agropecuária Oeste. O clima seco, com umidade mínima de 41% às 12h48 e temperatura máxima de 28.7ºC nesse mesmo horário, gera sensação térmica de 27.9°C, que motiva nível de risco “Alerta”, o segundo mais alto numa escala com cinco níveis - que vão de risco “Nenhum” (quando a sensação térmica é menor que 27°C) até “Perigo Extremo” (maior que 54°C).

Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, a mais recente chuva registrada em Dourados ocorreu no dia 25 de julho. O mês passado, por sinal, teve 108 milímetros de chuvas no município, “mais que o dobro da média histórica deste mês, 50mm”, conforme o Boletim Agrometeorológico da estação local.

Se neste mês de agosto não houve uma única gota de água vinda dos céus, em julho as chuvas foram bem distribuídas, com nove dias chuvosos, segundo a Embrapa. A maior chuva daquele mês foi registrada em 14 de julho, quando as precipitações pluviométricas chegaram a 17 milímetros.

Após tantas chuvas em julho, no entanto, os douradenses têm vivido um mês de agosto absolutamente seco. Previsões de institutos renomados têm sido contrariadas. O Climatempo, por exemplo, previa uma segunda-feira chuvosa, com até 10 milímetros. Até agora, contudo, nada de água vinda dos céus.

Mas se Dourados já contabiliza 30 dias de estiagem, há municípios sul-mato-grossenses ainda mais ansiosos por chuva. Campo Grande completou hoje 37 dias de seca. Em outras cidades do interior, já são quase 50 dias sem chuva.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.