Creche André Luiz forma 50 alunos alfabetizados e prontos para a escola

Crianças formadas no sábado ingressarão no 1º ano do Ensino Básico já alfabetizadas; na Creche André Luiz apre... (Divulgação)
Crianças formadas no sábado ingressarão no 1º ano do Ensino Básico já alfabetizadas; na Creche André Luiz apre... (Divulgação)

A noite de sábado (13) foi de festa na Creche André Luiz. Prestes a completar 34 anos, a primeira creche da história de Dourados realizou a formatura de 50 alunos do Pré I. São crianças com idade de 4 a 5 anos que em 2015 ingressam no 1º ano do Ensino Básico. Nesse caso, já chegarão à escola alfabetizadas, graças ao trabalho desenvolvido pela equipe dirigida por Josephina Fernandes Capilé, de 78 anos, fundadora da instituição.

“Fico feliz por saber que essas crianças vão para escola já sabendo ler e escrever, preparadas, mas ao mesmo tempo fica aquele sentimento porque vão estar longe daqui”, comenta dona Josephina, natural de Corumbá, mas douradense de coração. “Mas é um ciclo natural e as portas da creche estarão sempre abertas para quando quiserem me visitar”, completa.

As falas da diretora da creche são tomadas por emoção. Durante toda formatura, ela permaneceu ao lado dos alunos. Deu carinho, orientações e até chamou a atenção quando foi preciso. É uma postura típica de avó, forma como todos os 280 pequeninos atendidos em período integral na Creche André Luiz se referem a ela.

Essas características foram ressaltadas pela oradora da turma, que falou sobre os remédios dados pela vó Josephina para compensar as saudades que os pequeninos sentiam dos pais. Uma balinha doce, um afago e um beijinho quente. É essa a receita que sempre põe fim a todo e qualquer tipo de problema para aquelas crianças.

Os formandos deram uma boa demonstração do quanto aprenderam na creche. Padrinho da turma, o educador Nei Elias Coineth de Oliveira, diretor da Escola Estadual Presidente Vargas, destacou as lições de civismo dadas quando cantaram o Hino Nacional e o Hino à Dourados, de desenvolvimento pedagógico ao lerem homenagens e cantarem músicas em inglês, e artístico com as apresentações culturais.

“Tivemos aqui a oportunidade de aprender. Vimos o quanto essas crianças são muito bem cuidadas e orientadas, uma demonstração do trabalho sério e comprometido que é realizado pela Creche André Luiz”, pontuou Oliveira.

Fundada no dia 27 de dezembro de 1980 por dona Josephina e seu esposo Flamarion Cailé (in memorian), a Creche André Luiz atende filhos de pais que comprovem estar trabalhando e terem baixa renda. A instituição não cobra pelos atendimentos prestados e suas atividades se devem ao apoio da sociedade através de doações e a convênios firmados com o poder público. Ela funciona na Rua Vlademiro do Amaral, número 225, na Vila Amaral.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.