De Dourados, cartunista ganha o Brasil com desenhos de puro talento

Desenhos de Rafael Duarte demonstram criatividade e apego aos detalhes de cada personagem (Reprodução/Facebook)
Desenhos de Rafael Duarte demonstram criatividade e apego aos detalhes de cada personagem (Reprodução/Facebook)

Já imaginou os candidatos à Presidência da República na praia em plena campanha eleitoral? Pois essa cena passou pela cabeça do criativo cartunista Rafael Duarte e já foi transformada num belo desenho. Foi mais uma das incontáveis manifestações de talento desse artista natural de Bonito. Residente em Dourados desde 2011, onde cursa Publicidade e Marketing, ele ganha cada vez mais reconhecimento no cenário nacional e já chama a atenção de artistas renomados.

Aos 20 anos, Rafael Duarte tem a criatividade como palavra mais apropriada para definir o trabalho que desenvolve. Autor de caricaturas, tiras, charges e principalmente cartoons, o jovem atende encomendas variadas e atualmente tem se dedicado, sobretudo, aos desenhos de políticos – alguns por encomendas de campanha e outros fruto de sua imaginação.

Arquivo Pessoal
Rafael Duarte tem 20 anos e nasceu em Bonito

No caso do cartoon que ilustra essa matéria, intitulado pelo autor como “candidatos vão à praia”, dividem as areias à beira do mar os candidatos Luciana Genro (Psol), Marina Silva (PSB), Dilma Rousseff (PT), Levy Fidelix (PRTB), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Jorge (PV). Foram enfatizadas de forma satírica e bem humorada as características mais marcantes de cada um.

E é justamente esse olhar detalhista que busca as peculiaridades dos personagens que dá destaque ao trabalho de Rafael Duarte. “Comecei a desenhar quando criança, com um cavalete que colocava na rua em Bonito. Me profissionalizei aos 14 anos e desde então me dedico cada vez mais aos cartoons digitais, que são desenhos feitos em computador, sem uso de lápis ou papel”, explica.

Foi através desses desenhos publicados no Facebook e no Instagram que o trabalho de Rafael chamou a atenção de artistas conhecidos. Gominho foi retratado pelo cartunista sul-mato-grossense quando participava do reality show “A Fazenda”. Os desenhos estamparam as camisetas da torcida do apresentador. A partir de então, Bruno, da dupla “Bruno & Marrone”, e André Vasco, apresentador do Programa “Sabe ou Não Sabe”, da Band, compartilharam em redes sociais os cartoons feitos por Rafael. O também cantor César Menotti, da dupla César Menotti & Fabiano, foi além e recomendou os desenhos do sul-mato-grossense para o Dia dos Namorados.

“Para o Dia dos Namorados recebo muita encomenda de desenhos que vão estampar presentes como chinelos, almofadas e outros”, diz Rafael. “Para casamentos o pessoal usa nos brindes e até convites”, completa. Outra fonte de inspiração para o artista são elementos da fauna e da flora sul-mato-grossense, além de símbolos da cultura regional. “As belezas naturais e aspectos culturais de Mato Grosso do Sul são inspiradoras”.

Além dos desenhos de candidatos que têm brotado aos montes em suas rede sociais, Rafael Duarte garante já estar empenhado em novidades para o ano que vem. “Tenho estudado desenho animado”, adianta.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.