Educadores decidem suspender greve e bloqueio à MS-156 chega ao fim

Trabalhadores da educação decidiram suspender a greve durante assembleia realizada no fim da tarde desta sexta... (Divulgação)
Trabalhadores da educação decidiram suspender a greve durante assembleia realizada no fim da tarde desta sexta... (Divulgação)

Os trabalhadores da educação de Dourados decidiram suspender a greve na Rede Municipal de Ensino. A decisão foi tomada durante assembleia realizada no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) no fim da tarde desta sexta-feira (1). Ao mesmo tempo chegou ao fim o bloqueio promovido por educadores indígenas à MS-156.

A categoria condiciona o retorno às aulas já a partir de segunda-feira (4) ao atendimento das reivindicações feitas à prefeitura. Durante reunião ocorrida nesta tarde na Câmara Municipal, representantes do Executivo assumiram uma série de compromissos com os educadores, tudo devidamente intermediado pelos vereadores. 

Foi estabelecido neste encontro que a administração municipal vai extinguir, de imediato, todos os processos judiciais movidos contra o movimento grevista. Isso incluiu a ação que declara a greve ilegal e abusiva e pede a prisão do presidente do Simted, João Vanderley Azevedo, além da multa aplicada pelo Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) por poluição sonora.

Também ficou acordado que a prefeitura vai prosseguir com as análises necessárias para inclusão dos servidores administrativos no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) dos educadores. As reivindicações dos trabalhadores na educação indígena foram acolhidas e serão intermediadas pelo Legislativo.

Já com relação ao Piso Salarial de 20 horas para os integrantes do Magistério, a prefeitura assumiu o compromisso de apresentar, até o dia 15 de outubro, o Projeto de Lei que estabelece essa política a partir de 2016 ou 2017, conforme já havia sido proposto no final de abril.

Há uma ressalva de que a prefeitura terá que comprovar a inviabilidade jurídica e orçamentária desse pleito até a data prevista para apresentação do projeto caso não consiga cumprir o compromisso já firmado.

Os representantes dos educadores avaliam que o movimento grevista rendeu uma série de vitórias. “A principal delas foi a força que descobrimos ter no coletivo. Iniciamos e terminamos o movimento com muita força”, ressalta Gleice Barbosa, vice-presidente do Simted.

Ela enfatiza, no entanto, que a prefeitura precisa cumprir com os acordos firmados para garantir que a greve não retorne. Também nesta noite os educadores indígenas decidiram suspender o bloqueio à rodovia estadual no trecho entre Dourados e Itaporã.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • carlos

    carlos

    Caros professores chegou 2014 é hora de trabalhar, pois o salário de vocês estão cada vez mais altos e nada de melhorar a educação do povo brasileiro, educação zero e salário alto demais... Basta, se não querem trbalhar de lugar pra quem quer!!!!

  • CLAUDIa

    CLAUDIa

    parabens á todos que entraram nessa luta e vamos esperar que o prefeito cumpra o acordo e dê mais valor aos professores e funcionarios!!!!