Enfermeiros de Dourados decidem greve às 13 horas e crise na saúde pode aumentar

Ao menos 450 profissionais dos hospitais Evangélico e da Vida estão com salários atrasados

Os enfermeiros que atuam no Hospital Evangélico e no Hospital da Vida, em Dourados, podem deflagrar greve nesta segunda-feira (13). Uma reunião agendada para as 13h de hoje vai definir se a categoria para ou não por causa dos atrasos de salários. As queixas são direcionadas à administração dos hospitais e à Prefeitura de Dourados.

De acordo com o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, ao menos 450 profissionais têm sido penalizados com atrasos salariais há meses. “O Hospital Evangélico tem atrasado constantemente não só os salários, mas também o 13º”, informou à reportagem da 94 FM.

Segundo o líder sindical, o pagamento relativo a este mês deveria ter sido feito até o dia 7, mas até agora não houve sequer uma previsão por parte dos gestores. “A responsabilidade é das duas partes, do Hospital Evangélico e da prefeitura”, pondera Lázaro Santana.

“Na sexta-feira nos reunimos com o secretário de Saúde e ele informou que os repasses ao hospital estão atrasados porque o repasse federal não foi feito também”, diz. “E o Hospital Evangélico deveria ter caixa, porque o que a prefeitura repassa é só para os profissionais do Hospital da Vida”, informa.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, “se os salários desses profissionais não forem pagos até o final da tarde de hoje, a greve será deflagrada”. Dos 450 enfermeiros prejudicados pelos atrasos, ao menos 300 atuam no Hospital Evangélico e os demais no Hospital da Vida. “Com a greve somente 30% permanecem em seus postos de trabalho”, adianta o sindicalista.