Estudantes da UFGD vão às ruas protestar por morte no campus

Universitários cobram posto de saúde na Cidade Universitária; instituição já informou que vai instalar unidade em dez dias

Estudantes protestam por morte de acadêmico em sala de aula e cobram posto de saúde no campus (André Bento)
Estudantes protestam por morte de acadêmico em sala de aula e cobram posto de saúde no campus (André Bento)

Um grupo de estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi às ruas centrais da cidade na manhã desta sexta-feira (22) protestar contra a falta de um posto médico no campus. A motivação foi a morte em sala de aula do acadêmico de Ciências Sociais Anacleto Tamporoski, de 60 anos, na terça-feira (19).

Saiba mais:

-Aluno da UFGD morre dentro da sala de aula

-Após morte na UFGD, diretor de Faculdade desabafa e cobra serviço de emergência no campus

-UFGD diz que vai instalar posto de primeiros socorros após pressão acadêmica

Os universitários ocuparam parte da Praça Antonio João, onde organizaram a manifestação. Em seguida foram às ruas (Avenida Marcelino Pires e Rua Presidente Vargas) a aproveitaram os semáforos para exibir faixas e distribuir cartazes com as reivindicações acadêmicas.

“Essa mobilização ocorre devido a falta de um posto médico na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária). Na terça-feira (19), o acadêmico Anacleto agonizou por volta de 30 minutos esperando socorro médico, um profissional da área da saúde não foi suficiente para mantê-lo vivo, mesmo porque não tinha equipamentos. Uma ambulância demorou aproximadamente 40 minutos para chegar ao local. Anacleto faleceu no chão da sala de aula. Exigimos a implantação de um posto médico para que casos como este não mais aconteçam”, informam os estudantes em folheto entregue aos motoristas.

No entanto, os estudantes protestam por algo que a própria UFGD já garantiu que fará. Em nota divulgada na quarta-feira (20), a instituição informou que em no máximo 10 dias após aquela data seria instalado um posto provisório de primeiros socorros no campus. Garantiu ainda que a unidade de saúde definitiva estará em atividade até o fim deste ano.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Bruno Almeida Santos

    Bruno Almeida Santos

    A verdade, kino siena, as pessoas morrem é para se aparecer? Estamos em luto é para se aparecer? Fazemos protestos é reivindicações, que a UFGD a anos só promete. Por mortes assim ninguém queria estar em praça, nas ruas com cartazes "se aparecendo". Estamos na rua para que toda essa burocracia de implantação do posto médico não venha a matar mais gentes, pois dez dias é muita coisa.Queríamos estar em sala de aula estudando, porem é preciso ir as ruas pois a morte dele não pode ser esquecida!

  • kino siena

    kino siena

    " No entanto, os estudantes protestam por algo que a própria UFGD já garantiu que fará."Eles gostam de "aparecer".