Exército começa a operar Sisfron a partir de novembro em Dourados

Modelo de militar que deve atuar no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Jorge Cardoso)
Modelo de militar que deve atuar no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Jorge Cardoso)

Um dos mais ousados projetos das Forças Armadas Brasileiras, o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) deve começar a ser operado a partir de novembro em Dourados. A informação é do Ministério da Defesa, que na sexta-feira (24) fez demonstração do projeto-piloto durante visita do ministro Celso Amorim ao município.

Durante evento na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, onde será instalado um dos centros de operação do Sisfron, Amorim pode ver de perto os resultados de parte do projeto de R$ 12 bilhões para monitoramento de 1,2 milhão de quilômetros quadrados de fronteira do Brasil com os vizinhos sul-americanos. Nesta fase piloto, segundo o Ministério da Defesa, o projeto contará com “68 antenas de comunicação e uma infovia”.

De acordo com informativo divulgado pelo órgão federal, “a expectativa é de que o novo centro comece a funcionar já a partir de novembro”. Ainda segundo o ministério, o Sisfron “pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados” e por esta razão “é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo”.

“Trata-se de um conjunto integrado de recursos tecnológicos, tais como sistemas de vigilância e monitoramento, tecnologia da informação, guerra eletrônica e inteligência que, aliados a obras de infraestrutura, vão reduzir vulnerabilidades na região fronteiriça”, destaca o Ministério. Numa rede social, o órgão apresentou a foto de um soldado descrito como “modelo de militar que deve atuar no Sisfron”.

A intenção do governo é implantar o projeto plenamente até 2021. “O sistema também permitirá enfrentar problemas que atingem grandes cidades, como drogas e contrabando de armas. Isso tudo com uma ampla consciência da importância da tecnologia e da indústria brasileira”, disse Celso Amorim durante o evento na Brigada Guaicurus.

Conforme o Ministério da Defesa, o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, que está à frente do Comando Militar do Oeste do Exército, informou que o Sisfron dará apoio ao Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal e ajudará a promover maior interação entre as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e inteligência.

“O Sisfron permitirá a cooperação interagências e maior capacitação profissional. Além disso, o sistema vai contribuir para a geração de emprego e renda”, afirmou o general, com base em estimativas oficiais que apontam para a geração de aproximadamente mil empregos diretos e 4 mil indiretos com a instalação do novo sistema nos próximos anos.

Em Mato Grosso do Sul, o Sisfron também terá centros de operação em Mundo Novo, Iguatemi e Caracol. (Com informações do Ministério da Defesa)

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.