HSBC não abrirá as portas hoje em Dourados

O Sindicato dos Bancários coordena paralisação na agência do HSBC em Dourados, nesta quarta-feira (23), que permanecerá fechada durante todo o dia. A atividade faz parte do Dia Nacional de Luta dos Funcionários, conforme orientação da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC.

Munidos de carro de som, faixas, cartazes e Carta aberta aos clientes com o título: “HSBC: descaso no Brasil e no mundo”, os funcionários denunciam que a situação nunca esteve tão ruim, depois de 17 anos de atuação do banco no Brasil, com demissões, fechamento de agências, falta de funcionários, aumento da pressão e do assédio moral e perseguição aos adoecidos entre outros.

A carta cita ainda que o banco teve como lucro mundial U$ 16,2 bilhões (R$ 37 bilhões), no ano de 2013, mas que no Brasil a sua política é reduzir custos, sendo que somente nos três primeiros meses do ano já fechou 20 agências e dispensou 142 funcionários.

No documento que está sendo entregue aos clientes e usuários do banco desde às 07h da manhã os trabalhadores exigem que o HSBC respeite o Brasil, os seus clientes e usuários e os 23 mil funcionários restantes, além de pedir a compreensão e o apoio de todos os brasileiros.