HU divulga nota para desmentir doação de leite em pó anunciada em grupos de Whatsapp

HU divulga nota para desmentir doação de leite em pó anunciada em grupos de Whatsapp

Uma mensagem que corre grupos de Whatsapp e informa sobre a doação de leite em pó no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) é falsa, segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação da unidade hospitalar na tarde desta quarta-feira (24). Essa situação já havia ocorrido em novembro do ano passado, quando o mesmo boato foi espalhado em redes sociais e coube ao Conselho Municipal de Saúde desmentir.

Nesta tarde, o HU-UFGD divulgou nota na qual destaca que “em função de mensagem que vem sendo compartilhada em aplicativos de celular e em redes sociais, sobre a suposta doação de latas de leite em pó para recém-nascidos por parte do “Núcleo de Alergia”, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) vem a público esclarecer que a informação é falsa e que não há, nem nunca houve, tal procedimento por parte da instituição”.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do HU, “por conta da rápida disseminação da mensagem, algumas pessoas procuraram o hospital na manhã de hoje (24) em busca das doações e foram devidamente orientadas por colaboradores do Setor de Hotelaria Hospitalar sobre a falsidade da divulgação. O HU-UFGD não possui um setor denominado ‘Núcleo de Alergia’ e não é autorizado a realizar doação de itens adquiridos com dinheiro público”.

Em novembro de 2015, a 94FM noticiou um caso rigorosamente igual a esse. Na ocasião, o Conselho Municipal de Saúde entrou em contato com o Hospital Universitário e desmentiu o boato. (relembre aqui)

“A veiculação de mensagem similar já ocorreu anteriormente, inclusive, atingindo outros hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a qual o HU-UFGD é afiliado. A orientação é que não se compartilhe tais informações sem antes checar sua veracidade, pois acarreta transtornos tanto à equipe das instituições de saúde como à população, que é induzida ao equívoco”, esclareceu ao HU.

A mensagem em questão, apontada como falsa pelo HU-UFGD, é a seguinte: “Pessoal, se algum de vocês conhecer quem precise do Leite Nan soy. O núcleo de alergia do HU (Hospital Universitário) tem várias latas pra vencer no mês de dezembro. Vamos divulgar pra chegar nas mãos de quem precisa e assim evitar tal desperdício. Peço que repassem aos seus amigos e grupos. Desde já agradeço a atenção. Contato: Rennan Adriano (número de telefone suprimido). Por favor compartilhem. Talvez vc (sic) não precise mais (sic) outras pessoas sim”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.