Impedida de tomar posse há um ano, chapa eleita em 2014 vence nova eleição no Simted

Eliza Romero e Gleice Jane Barbosa integram o grupo que comandará o Simted pelos próximos dois anos (André Bento)
Eliza Romero e Gleice Jane Barbosa integram o grupo que comandará o Simted pelos próximos dois anos (André Bento)

O imbróglio envolvendo o comando do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) chegou ao fim. Na eleição realizada quinta-feira (26) os educadores voltaram a eleger a Chapa Compromisso e Luta, que já havia ganhado o pleito de 2014, mas teve a posse suspensa por decisão da Justiça.

Desta vez, no entanto, o processo eleitoral não teve os mesmos entraves ocorridos no ano passado. As disputas internas que haviam provocado recursos judiciais sequer ocorreram. Com isso, o grupo liderado pela professora Gleice Jane Barbosa, que concorreu como chapa única, terá dois anos de mandato para devolver ao sindicato o poder de plena atividade em defesa da categoria.

Conforme divulgado nesta sexta-feira (27) pela Comissão Eleitoral do sindicato, dos 1.780 filiados aptos a votar, 1.115 compareceram às urnas. A participação de 62,64% do eleitorado legitimou plenamente a eleição.

Votação

Desse total de votos válidos, 1.019 (91,39 % do total) foram de aprovação à composição da Diretoria Geral proposta pela Chapa Compromisso e Luta. Foram contrários 76 eleitores (6,82%). Outros 11 votaram nulo, nove em branco e houve 665 abstenções.

Já o Conselho Fiscal da Chapa Compromisso e Luta recebeu 962 votos (86,28% do total). 74 eleitores votaram contra, nove nulo, 70 em branco e as abstenções somaram 665.

“Diante do resultado exposto, o Presidente da Comissão Eleitoral, Oslon Carlos Estigarribia Paes de Barros declara que a Diretoria Geral e o Conselho Fiscal da Chapa 01 - Compromisso e Luta são os eleitos e assumirão a Diretoria Geral do SIMTED e Conselho Fiscal para o triênio 2015/2018”, informou o sindicato.

Direitos da categoria

Em entrevista à 94 FM na segunda-feira (23), Gleice Jane Barbosa já previa uma boa aceitação entre a categoria. “Essa é uma eleição diferente, porque não estamos apenas escolhendo uma alternativa política para o sindicato. Estamos definindo a vida do sindicato, que precisa funcionar. Precisamos disso para garantir direitos futuros. Os desafios são grandes. Precisamos da entidade funcionando para organizar e manter a luta. Vai além de defender interesses políticos de uma chapa, aqui está em jogo defender os interesses da categoria”, ressaltou  na ocasião.

Nesta sexta, por meio da rede social que mantém, a presidente eleita celebrou a confirmação de sua chapa um ano depois da polêmica eleição que já havia lhe confirmado no comando da entidade. “Todas as tentativas de destruição do SIMTED, apenas serviram para fortalecer a categoria. Aumentamos o número de filiados e aumentamos expressivamente o número de participantes do processo eleitoral do SIMTED. A resposta da categoria confirmou-nos o sentimento de que devemos continuar a sonhar e lutar por nossos direitos”, escreveu.

A posse das novas Diretoria Geral e Conselho Fiscal deve ocorrer no dia 30 de novembro, próxima segunda-feira. O  mandato da chapa eleita prossegue até o dia 31 de janeiro de 2018.

Confira a composição da chapa eleita:

Chapa 01 Compromisso e Luta, com os seguintes integrantes: Para DIREÇÃO GERAL, Presidente – Gleice Jane Barbosa; Vice-Presidente – Juliano Meneghetti Mazzini; Secretaria Geral  - Sirléia de Fátima Marcomini; Secretaria Adjunta – Neide Augusto Pereira Guedes; Secretaria de Finanças – José Carlos Brumatti; Secretaria de Administração e Patrimônio  – Edvaldo Atilio Machado; Secretaria Adjunta de Finanças – Marco Antonio Rechinelli Leal; Secretaria de Comunicação – Márcia Regina Xixa de Santana; Secretaria de Formação Sindical – Enio Ribeiro de Oliveira; Secretaria de  Políticas Educacionais – Amaiuza Souza Sanches; Secretaria dos Especialistas de Educação – Célia Reginaldo Faustino; Secretaria dos Educadores Administrativos – Jeanice Maia Mendes da Silva; Secretaria de Assuntos Jurídicos – Elizangela Tiago da Maia; Secretaria de Políticas Sociais – Marcos Falco de Lima; Secretaria dos Trabalhadores Anti-racismo e defesa da diversidade – Sandra      Miguel Raidan;  Secretaria da Mulher Trabalhadora – Gislaine Aparecida Alves Brito; Secretaria dosTrabalhadores em Educação Indígiena – Cesar Fernandes   Riquerme  Benites; Secretaria de Políticas Municipais – Paulo de Tarso Pereira; Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários – Sideril Estevan Gomes; Secretaria de Cultura, Esporte e meio ambiente – Paulo Sérgio da Silva Caiano; Secretaria de saúde do trabalhador – Eliza Cristaldo Romero Ogima.  Para o  CONSELHO FISCAL  Chapa 01 – Compromisso e Luta, 1 – Rosane Franciosi de Carvalho;  2 – Jorcilei Lima;  3 – Ana Maria Magro Lino;  4 – Aldair Lucas Carvalho; 5 – Ivo Campo da Silva.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.