Prefeito Murilo decepciona e trabalhadores da educação garantem que greve deve continuar

Apesar das inúmeras demandas da categoria, prefeito se resumiu a aprovar apenas o reajuste anual para os concursados

  • Alexandre Duarte
Insatisfeitos com a administração municipal, trabalhadores da educação deixam a câmara revoltados e garantem q... (Foto: Alexandre Duarte (94FM))
Insatisfeitos com a administração municipal, trabalhadores da educação deixam a câmara revoltados e garantem q... (Foto: Alexandre Duarte (94FM))

Mais uma vez o prefeito Murilo Zauith fez emanar uma onda de decepção e indignação nos milhares de servidores que compõem o quatro da Secretaria Municipal de Educação. Apesar das inúmeras demandas, como PCC (Plano de Cargos e Carreiras), piso nacional para 20h, entre outros, o executivo conseguiu, com atraso de quase quatro meses, aprovar apenas o reajuste anual, que é obrigatório segundo o artigo 37 da Constituição Federal.

Conforme já foi massivamente divulgado, a data base para a efetivação do reajuste anual é dia 01 de abril, que coincidentemente é também o dia da mentira. No projeto aprovado ontem (21) por unanimidade pelos vereadores, ficou estabelecido que os professores concursados irão receber 8,32% de acréscimo, enquanto o trabalhadores do administrativo da educação ficarão apenas com 6,15%.

Controvérsia

Uma controversa informação no artigo 5º do projeto, diz que os contratados somente irão receber reajuste ao renovarem os contratos. Assim, a maioria dos comissionados verá a cor do aumento apenas no início de 2015.

Para tentar amenizar as vaias e a tensão no plenário, o vereador Madson Valente (que apesar de eleito por milhares, comumente é visto defendendo os interesses de apenas um cidadão, o prefeito), subiu à tribuna e aparentemente desdenhando da inteligência dos presentes, disse que apesar do que está expresso no artigo acima citado, o chefe do executivo irá conceder o reajuste para os contratados nos mesmos moldes ao que será feito com os concursados. Mas a audácia leviana não surtiu efeito e a classe pediu para que a promessa fosse confirmada por escrito na forma de uma emenda ao projeto.

Sem dinheiro?

Como bom e obediente paladino, em dado momento da conturbada sessão, o presidente da casa, vereador Idenor Machado, falando em nome do prefeito, disse em alto e bom som que a prefeitura não possui provisão financeira para conceder reajuste. Em outras palavras, afirmou que apesar do estratosférico aumento do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) e a captação de empréstimos milionários, o município de Dourados não tem caixa para cumprir o que manda uma lei que já vigora desde 1988.

Adiamento

A pequena oposição solicitou que o projeto fosse retirado da pauta e votado apenas na próxima semana. Conforme a vereadora Virgínia Magrini, o texto chegou à casa somente na quinta-feira (17), momento no qual o legislativo ainda estava em recesso. Assim, segundo Virgínia, apenas ontem os vereadores tiveram acesso ao documento. A solicitação é embasada no argumento de que não houve tempo hábil para analisar a proposta. Mas como os favoráveis à proposição se resumiram à: Délia Razuk; Nelson Sudário; Aguilera de Souza; Elias Ishy e Virgínia Magrini, o adiamento não foi aprovado.

Teatro

E em uma performance que lembra a de atores canastrões, o vereador Marcelo Mourão, minutos após votar contra o adiamento da votação, volta à tribuna e com sua conhecida bravura ao argumentar, pede de forma esbravejante que o texto seja retirado da pauta. A cena rendeu alguns aplausos dos menos atentos, mas instantes depois todos se deram conta de qual era a real intenção do nobre legislador.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • maykon

    maykon

    se o povo pensasce bem no dia de votação não saia nem de casa pois dizen que e um direito votar mas se não votamos pagamos multa e melhor nao votar em ninguem logo,ai vao dizer mas entao vc nao tem direito de reclamar,bem todos votaram nesses corruptos e alguem consiguiu ser ouvido e so pensarem bem

  • Cidadã

    Cidadã

    e a fábrica de multas ativa ??? está arrecadando ou não???

  • jackeline gonçalves

    jackeline gonçalves

    gostaria de saber moro no canãa 1 e no céu do maracanã esta tendo aula...

  • Joana

    Joana

    O vereador Aguilera, apos tentar criar intriga entre os grevistas, votou contra o regime de urgência bem baixinho, porque estava sendo observado pelos seus patrícios sentado bem na frente do plenário. Esperamos que ele fosse dar respostas decentes para o pedido de fiscalização das contas da educação feito no final do mês passado, mas o cara lisa disse que estava em recesso, mesmo o pedido ter sido protocolado bem antes do recesso.

  • Jô

    Cada vez que vou à câmara de Dourados ,sempre fico indignada em ver como a maioria dos vereadores que deveriam estar lá para nos representar ,lá estão para dizer amém a tudo que o prefeito quer, e falam mentiras na nossa cara e quando o povo se indigna e se manifesta eles ficam bravos ,queremos, respeito, dignidade , igualdade e tantas coisas mais que não estão acontecendo!

  • janete

    janete

    Da mesma forma q votamos pra eles estarem lé temos q tirar tbem pq eles são representantes do povo e não só do prefeito. Temos q ir para as ruas representantes do povo q tira os direitos q o povo conseguiu com muitas lutas nao devem continuar nos representando.

  • rogerio

    rogerio

    é ano politico gente,agora vamos pensar muito antes de votar ,pra depois não ficarem reclamando e vamos excluir esses politicos da mesma laia desse prefeito de merda.

  • mafalda

    mafalda

    E bom lembrar ao povo que e ano politico lo go vem os abraços etapa nas costas ,e garanto nada vai mudar,a saude esta em estado de miseria ,a educaçao pior ainda escolas caindo aos pedaços e diretores puxa saco.EU PERGUNTO ONDE ESTA A JUSTIÇA?Nao tem,todo o magistrado tem orabo preso,VERGONHA.