Prefeito Murilo Zauith poderá ter mais dois anos de mandato

Desde 2011 no comando da Prefeitura de Dourados, Murilo Zauith pode ter mandado prorrogado por mais dois ano (Alexandre Duarte (Arquivo/94 FM))
Desde 2011 no comando da Prefeitura de Dourados, Murilo Zauith pode ter mandado prorrogado por mais dois ano (Alexandre Duarte (Arquivo/94 FM))

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), poderá ter o mandato prolongado por mais dois anos. Embora ele não tenha se manifestado oficialmente sobre esse desejo, é o que pretende a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que tem defendido a prorrogação dos mandatos de prefeito de todo o Brasil como parte da reforme política.

De acordo com o Blog do Josias de Souza, um dos mais destacados jornalistas do país, o presidente da CNM tem feito lobby pela prorrogação dos mandatos enviando mensagens de texto para deputados federais com o seguinte teor: “Deputado(a), apoie os prefeitos aprovando a coincidência de mandatos e a prorrogação do mandato dos prefeitos até 2018”.

A iniciativa teve início após a Câmara dos Deputados aprovar, no dia 10 de junho, mudança no tempo de mandato dos políticos para cinco anos. Isso não apenas para deputados, governadores, prefeitos e vereadores – que atualmente têm quatro anos de mandato -, mas também para senadores, cujos mandatos duram oito anos.

Essa alteração, parte da reforma política, visa a compensar o fim da reeleição, outra proposta aprovada na Câmara. No entanto, o texto prevê um período de transição no qual o novo período de mandato só passará a valer para quem for eleito nas eleições municipais de 2020 e presidenciais de 2022.

Mas a CNM defende que as eleições municipais e presidenciais sejam realizadas no mesmo ano. Por isso tem pedido apoio dos deputados para que os mandatos que estão por ser encerrados em 2016 ganhem um bônus de mais dois anos, de forma que culminem com o fim das gestões de âmbito estadual e federal.

Caso os deputados federais resolvam atender ao apelo da Confederação Nacional dos Municípios, prefeitos de todo o Brasil terão mais dois anos de mandato. No caso de Zauith, eleito numa eleição extemporânea em 2011 e reeleito em 2012, o comando do município de Dourados só chegaria ao fim em 2018.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.