Prefeitura de Dourados é investigada por omissão e descaso com patrimônio público

Abandono de obras e falta de ação contra ocupações irregulares motivaram inquéritos do MPE

Em 2013 as obras abandonadas do Centro de Convenções foram ocupadas por sem-teto (Arquivo)
Em 2013 as obras abandonadas do Centro de Convenções foram ocupadas por sem-teto (Arquivo)

Três novos inquéritos civis foram instaurados pelo MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) para investigar a Prefeitura de Dourados. Os procedimentos comunicados na edição do dia 19 do Diário Oficial do MPE foram motivados pelo que o promotor Amilcar Araujo Carneiro Júnior, da 16ª Promotoria, classifica como indícios de omissão e descaso com o patrimônio público.

Leia também:

-Promotoria investiga caos na saúde pública de Dourados através de quatro inquéritos

Através do Inquérito Civil nº 09/2014/PJPPS/DD, a Promotoria que atua em defesa do patrimônio público e social visa a “apurar eventual omissão do poder público municipal, no tocante á suposta ocupação irregular de passarelas públicas no bairro Parque Alvorada”.

Em novembro do ano passado o prefeito Murilo Zauith (PSB) gerou polêmica ao apresentar na Câmara de Vereadores um projeto de lei que pretendia desafetar as passarelas do Parque Alvorada. Isso possibilitaria autorizar a abertura de matrículas imobiliárias, que por sua vez permitem, inclusive, a comercialização das áreas.

Mas a investida do prefeito foi rechaçada pela população. Dias após a proposta feita ao Legislativo, Zauith teve que participar de uma reunião com os moradores do bairro e diante da pressão popular precisou recuar. Desde então não houve mais iniciativas da administração municipal para regularizar as áreas.

CENTRO DE CONVENÇÕES

A atual gestão também vai ter que explicar ao MPE o motivo para o Centro de Convenções continuar inacabado. Essa obra foi anunciada quando o município ainda era governado por Larte Tetila (PT), em 2005, mas segue praticamente abandonada. Desde 2011, quando assumiu a prefeitura, Zauith pouco avançou na execução dessa obra e chegou a testemunar a ocupação do espaço por sem-teto.

É por isso que a 16ª Promotoria da Comarca instaurou o Inquérito Civil nº 11/2014/PJPPS/DD, que apura “eventual irregularidade existente em virtude do descaso e abandono do poder público municipal no tocante à obra de construção do Centro de Convenções de Dourados”.

PRAÇA DO CANAÃ I

Logo que completou os cem primeiros dias no cargo de prefeito, em junho de 2011, Murilo Zauith também alardeava a construção da Praça do Canaã I. A obra orçada inicialmente em R$ 418 mil até hoje não foi inaugurada. Em junho do ano passado moradores denunciaram que o local estava abandonado (assista ao vídeo no fim da matéria) mesmo depois que mais de R$ 280 mil pingaram e foram sacados dos cofres públicos municipais.

Por mais essa confusão Zauith vai ter que prestar esclarecimentos ao MPE, que pelo Inquérito Civil nº 12/2014/PJPPS/DD apura “eventual irregularidade existente em virtude do descaso e abandono do poder público municipal da Praça do Jardim Canaã I”.

Assista ao vídeo sobre a Praça do Canaã I feito em 2013:

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Antonio Junior

    Antonio Junior

    O prefeito murilo ate fez uma promessa ao funcionarios de uma usina iludindo eles dizendo que se eles votasse nele ele fosse eleito daria aos funcionas ate tereno para eles construir. Mais ate entao nada ate mesmo tentaria ver financiamento para construir as casas. Esse e o atual prefeito

  • cleo cardoso

    cleo cardoso

    tem muitas outras obras espalhadas pela cidade neste estado, por exemplo no pqe antenor martins... la esta tudo parado... enfim o brasileiro hje vive para sustentar falsos politicos, e este pobre brasileiro se tiver uma nota de 100,00 reais para ir ao mercado pouco traz, mas impostos sao pagos com estes fins... obras inacabadas. DESCASO.

  • CLEYC

    CLEYC

    **** OS MORADORES QUEREM SABER**** AS MAQUINAS E O PESSOAL QUE TRABALHAVA NAS RUAS DO ALTOS DO INDAIA SUMIU TUDO. SÓ BURACOS ENORMES E PUEIRA QUE NINGUÉM MAIS PODE COLOCAR ROUPAS PARA SECAR. E DAI? ALGUÉM TEM ALGUMA COISA SÉRIA A RESPONDER. O PESSOAL DO BAIRRO ESTÃO SÚFOCADOS PRLO PÓ.

  • Edivan Duarte

    Edivan Duarte

    Então abre mais um processo, pois a "praça da juventude" no Parque das Nações I esta parada a um tempão e não tem previsão de ser terminada.Mas infelizmente os políticos só aparecem aqui de 2 em 2 anos e se esquecem dessa região, mais um dia isso vai acabar.

  • Alan kardek de Melo Costa

    Alan kardek de Melo Costa

    obras em dourados só servem para ganhar votos.... os interesses da população sempre em segundo plano. foi assim e não vai mudar.

  • Francielly

    Francielly

    De 2013, quando foi feito esse vídeo, até hoje, não houve muitas mudanças nessa obra. Totalmente abandonada, um descaso.