Prova dos Três Tambores é uma das atrações da 51ª Expoagro

Competidora Rosane Marquezim Lopes e o organizador da prova Genilson Ferreira (94 FM)
Competidora Rosane Marquezim Lopes e o organizador da prova Genilson Ferreira (94 FM)

Programado para ter início as 8 horas do dia 17 de maio, um domingo, o 3º Desafio Expoagro para Cavaleiros e Amazonas Prova dos 3 Tambores é uma das atrações da Feira Agropecuária Internacional de Dourados. O evento promete reunir competidores renomados na região e as famílias que amam o esporte.

Leia também:

-Justiça estabelece regras para entrada de menores de idade na 51ª Expoagro

Organizador da prova, Genilson Ferreira mantém um centro de treinamento no Parque de Exposições. Segundo ele, a competição do próximo dia 17 deve reunir aproximadamente 100 competidores. As inscrições serão feitas na hora. “Quem tem cavalo e quer competir pode participar”, destaca.

Mas existem algumas exigências. Será obrigatória a apresentação do exame de Anemia Infecciosa Equina, carteirinha de vacinação devidamente atualizada ou atestado de Isenção de Sinais Clínicos de Doenças Respiratórias, além de GTA (Guia de Trânsito Animal). Isso vale para animais alojados em Mato Grosso do Sul ou fora do Estado.

As competições serão divididas pelas categorias Infantil (de 8 a 12 anos), Jovem (de 13 a 17 anos), Amador (19 anos), Feminino (65 quilos), Potro do Futuro, e Aberta (75 quilos). “Os prêmios variam de R$ 400 a R$ 1,5 mil”, explica Ferreira.

Conforme o organizador, a prova dos Três Tambores é de velocidade. “São três tambores, do 1º para o 2º são 27,5 metros e do 2º para o 3º são 32 metros. Da partida onde fica a Fotocelula ao tambor são 18 metros. Depois que o cavalo coloca o focinho na Fotocelula inicia o tempo. Quem faz em menos tempo ganha”, explica, ressaltando que cada tambor derrubado aumenta 5 segundos do competidor.

Uma das amazonas que garante participação é Rosane Marquezim Lopes, de Campo Grande. Segundo ela, que tem 17,600 segundos como melhor tempo, a depender das pistas, os animais correm hoje de 17,500 a 18,500 segundos, em média.

Ela informa que competidores renomados participarão do evento. Mas destaca que o objetivo está além da competição. “É uma prova que reúne famílias, porque o objetivo é não só competir, mas se divertir, até porque muitos praticam como hobby”, pontua.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.