Órgãos de doador douradense vão ao Acre, São Paulo e Campo Grande

Avião da Força Aérea Brasileira com médicos da Central Nacional de Transplantes pousou em Dourados às 6h30 desta quarta-feira

Avião da FAB com médicos da Central Nacional de Transplantes pousou no Aeroporto Regional de Dourados na manhã... (Foto: Catharina Vasconcellos)
Avião da FAB com médicos da Central Nacional de Transplantes pousou no Aeroporto Regional de Dourados na manhã... (Foto: Catharina Vasconcellos)

Pacientes em Campo Grande, no Acre em São Paulo vão receber os órgãos doados pelo douradense Roberto Aparecido Ramos, agente da Guarda Municipal de Dourados que teve morte cerebral confirmada na segunda-feira (9) no Hospital da Vida. Médicos da Central Nacional de Transplantes desembarcaram em Dourados na manhã desta quarta-feira (11), em um avião da Força Aérea Brasileira, para realizar a captação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que administra a unidade hospitalar onde ocorre o procedimento, o fígado do doador será levado para o Acre, as córneas para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e os rins para São Paulo. Não foi feita a captação de coração e pulmão porque os médicos avaliaram não compensar, uma vez que esses órgãos aguentam até 4 horas fora do corpo humano e o trajeto previsto para eles demandaria tempo maior.

Foto: Weslei Queiroz/Secretaria Municipal de Saúde
Captação de órgãos do doador foi feita no Hospital da Vida, em Dourados

A equipe da Central Nacional de Transplantes, com médicos de Goiânia, capital de Goiás, e de São Paulo, desembarcou hoje no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, trazidos por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que pousou às 6h30.

Em Dourados, esses profissionais contaram com o apoio de médicos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do próprio Hospital da Vida, onde o doador faleceu vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Essa unidade hospitalar é a maior de portas abertas da Grande Dourados, responsável pelo atendimento emergencial de uma população estimada em 800 mil habitantes de 35 municípios.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.