Secretario confirma transferência de Museu Histórico para Rodoviária

O Antigo prédio, ao invés de restaurado, será reformado e irá abrigar apenas a Secretaria de Assistência Social

Em entrevista ao jornal local, o secretario de cultura, Carlos Fábio, confirmou a transferência do Museu Histórico de Dourados para uma sala na Rodoviária. Ele também confirmou que o acervo não retornará ao antigo prédio, que será reformado para expansão da Secretaria de Assistência Social. Entre os artistas e intelectuais de Dourados, o temor era justamente que o prédio doado pelo INDA (atual Incra) ao município, fosse derrubado. A estrutura, que até o momento abriga o Museu, faz parte da prova material da história de Dourados.

Douradenses fazem campanha pela permanência do Museu Histórico

Ainda segundo Carlos Fábio, as condições do prédio onde o museu está hoje, que fica localizado na rua João Rosa Góes, estão precárias e, por isso, faz-se necessária uma transferência. Em nenhum momento a restauração do local não foi cogitada, pela administração.

Apesar de funcionários dizerem que transferência começaria no início de outubro, o secretário informou que não há data ou prazo para a mudança. Ele também não comentou o fato de que parte do acervo iria para o Museu da Colônia Agrícola (Cand).

Responsável pelos recursos para a construção do local que abrigará a história da Cand, o deputado federal Marçal Filho comentou a possível situação. “Levar alguns itens do Museu de Dourados para o Museu da Colônia Agrícola desvirtua o propósito dos dois locais. O primeiro é específico do nosso município já o outro abriga diferentes histórias, com documentos e objetos que remetem o desenvolvimento regional”, declarou o parlamentar