Secretária reconhece desencontro de informações na prefeitura sobre greve dos educadores

Ofício encaminhado pela titular da pasta de Educação informa que movimento grevista não era conhecido

Bagunça na Prefeitura de Dourados causa desencontro de informações entre secretários municipais e prefeito (A. Frota)
Bagunça na Prefeitura de Dourados causa desencontro de informações entre secretários municipais e prefeito (A. Frota)

Um ofício circular assinado pela secretária de Educação Marinisa Mizoguchi com data de terça-feira (22) revela que a Prefeitura de Dourados não tem comando. No documento encaminhado ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), ela reconhece que houve “desencontro de informações” entre as “Secretarias do Município” com relação à greve dos educadores, deflagrada no dia 15 de julho, um mês antes da data prevista para reinício das aulas na Rede Municipal de Ensino.

Leia também:

-Prefeito Murilo decepciona e trabalhadores da educação garantem que greve deve continuar

-Educadores afirmam que a prefeitura mente sobre valorização da categoria

-‘Não é o prefeito quem define se a categoria volta’, garantem educadores em greve

No ofício, Marinisa se dirige ao presidente do sindicato, João Vanderley Azevedo. A secretária esclarece que ventilou o corte “do ponto dos servidores, bem como a contratação de substitutos”, porque a pasta da qual é titular “não teve conhecimento de que o Simted havia comunicado o movimento paredista, vindo a tomar conhecimento somente após a deflagração, tudo em razão de desencontro de informações ocorridas internamente, ou seja, entre Secretarias do Município”.

Esse esclarecimento só ocorreu depois que os educadores denunciaram as ameaças feitas pela administração municipal para punir os grevistas.

“A denúncia foi feita ao Ministério Público Estadual, 16º Promotoria, pedindo providências, uma vez que, o parágrafo único, do artigo 7º, da Lei de greve veda a demissão e contratação dos serviços que não são considerados essenciais durante o movimento grevista. Além disso, que os professores têm o dever de repor as aulas, garantindo o direito dos estudantes terem 200 dias letivos como prevê a Lei de Diretrizes e Bases – LDB. Portanto, as unidades educacionais estão e continuarão com as atividades paralisadas até o final da greve”, informou o Simted na tarde de ontem.

Mesmo assim, os secretários nomeados pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) ainda não conseguiram se entender na condução das negociações com o movimento grevista. Em outro trecho do ofício enviado ao Simted, a secretária de Educação não demonstra segurança ao descartar o cometimento das ilegalidades denunciadas ao MPE.

“Acredita-se que não houve formalização de qualquer contrato nesse sentido. No entanto, esta Secretaria já comunicou que, acaso se constate a situação, o (s) contrato (s) deverão ser rescindidos ‘incontinenti’, eis que, como já dito, a comunicação da greve veio ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação somente depois de deflagrado o movimento, em razão da infelicidade no tocante ao desencontro de informações”, pontua Marinisa.

Ainda conforme a secretária, “quanto ao corte de ponto, informa-se que não haverá tal medida”.

Apesar dos argumentos, Marinisa tem sido duramente criticada pelos grevistas. O Simted alega ter comunicado à Promotoria da Infância e Juventude a irresponsabilidade da secretária de Educação ao “convocar as crianças e jovens a comparecerem nos CEIMs e escolas municipais durante o período de greve”.

“Para o sindicato, a atitude da secretária de educação coloca em risco a segurança dos estudantes, já que os professores estão em greve. Ou seja, em um número significativo de escolas e CEIMs, as crianças não terão profissionais para desempenharem o trabalho pedagógico junto aos estudantes. Além disso, os estudantes também correm risco durante o percurso de ida e volta das instituições”, destacam os educadores.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • professora

    professora

    O que é mais incrível que ainda tem uns puxa sacos que defendem essa administraçao....certamente não vivem com os nossos salários. A greve é um direito garantido por lei.. Falar em reajuste, sendo que outras categorias da prefeitura receberam ate 100% de aumento. É lamentavel....

  • profª. Bertides

    profª. Bertides

    Realmente é muito complicado ...uma desorganização total...tenho 02 netas pelo município - uma c/ aula outra não ... como fica ?

  • educadora da prefeitura de dourados

    educadora da prefeitura de dourados

    fora ditador o tempo da ditadura voltou e graças ao povo que a colocou....

  • Carlos Eduardo Lange

    Carlos Eduardo Lange

    Nossa, GILMARA! risco de vida???????? ai vc forçou a barra. Todos os CEIM estão com GENTE suficiente para atender. IRRESPONSÁVEL são os professores que não vão as ESCOLA mesmo a lei garantindo que haverá reposição da inflação. Agora fazer greve pra trabalhar so 20 horas, ai eu também quero.

  • Juliana

    Juliana

    Mais uma vez a atual administração mostra a desorganização e incompetência! Mal conseguem organizar o recebimento de documentos! Imaginem o resto!Depois de notificados pela justiça criam manobras para engabelar a população douradense se eximindo da culpa!Meu filho até agora não voltou das para o CEIM! Lembrando que primeiro os políticos que aí estão tiraram o direito do período integral de nossos filhos que entraram este ano nos CEIMs, agora vejo que satirizam e humilham a classe de educadores e amanhã? O que será?

  • Leonardo

    Leonardo

    Eu sou professor e confesso que o nosso salário e as condições de trabalho são insuficientes para podermos desempenhar as funções de acordo as necessidades dos contribuintes. Lamentamos muito o descaso com que essa administração liderada pelo Murilo, vem tratando as questões referente a Educação, a Saúde na nossa cidade. Isso sem contar os demais setores como infra estrutura, segurança.

  • GILMARA

    GILMARA

    REALMENTE ISSO ESTA COLOCANDO EM RISCO A VIDA DAS NOSSAS CRIANÇAS PORQUE HOJE FUI AO CEIM E A PESSOA QUE ME ATENDEU DISSE QUE ELES NÃO TEM CONDIÇÕES DE ASSUMIR ESSAS CRIANÇAS SOZINHOS.É SECRETARIA É FACIL MANDAR LEVAR NÃO É A SENHORA QUE VAI CHORAR. NÃO É SEUS FILHOS OU SEUS NETOS QUE ESTÃO LA, MANDA O MURILO POR OS NETINHOS DELE NO CEIM PARA FICAR SOMENTE PELA RESPONSABILIDADE DOS ESTAGIÁRIOS. PREFEITO IRRESPONSÁVEL..FORA MURILO MONSTRO.