Sindicatos dos Jornalistas de Dourados completa 23 anos e presidenta concede entrevista

Desde sua criação o Sinjorgran já garantiu diversas conquistas para a classe jornalística, como o piso salarial e a tabela de valores de serviços

  • Alexandre Duarte

Em entrevista à 94fm Dourados, a presidenta do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados), Karine Segatto, disse que as comemorações pelos 23 anos de fundação começaram na semana passada, quando o sindicato começou a publicar uma série de artigos escritos por jornalistas de Dourados. O objetivo é mostrar à sociedade a realidade jornalística da região sob a ótica dos próprios profissionais da área.

Karine disse também que o sindicato irá melhorar o site da instituição, mas que a grande conquista dos últimos tempos é a tabela de valores de serviços para os freelancers. “A gente definiu o que o freelancers deve receber. Como o preço de um texto para jornal, um texto para assessoria, fotos, entre outros serviços prestados pelos profissionais da comunicação. Com isso o jornalista terá um referência para negociar o valor dos serviços”, complementou.

O Sinjorgran também está fazendo uma campanha para angariar mais filiados. De acordo com Karine Segatto atualmente existem cerca de 60 afiliados, mas em toda a região existe potencial para mais de 100. A mensalidade é no valor de R$ 15,00.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados é a instituição que da voz aos profissionais da área e defende os seus interesses juntos aos empregadores. Uma das grandes conquistas da instituição foi a criação do piso salarial para jornalistas em Dourados, que ganhou a adesão da maior parte das empresas do ramo. Outra atribuição é negociar os reajustes salariais, o que evita desgastes desnecessários entre o jornalista e a diretoria da empresa onde trabalha.

Conduto, a presidente reclama que além da pequena quantidade de afiliados, também existe uma inadimplência considerável entre os membros inscritos.

Festa de aniversário

A fim de comemorar os 23 anos de fundação, o Sinjorgran promove às 20h desta sexta-feira (07), uma festa de confraternização entre os afiliados. O evento irá acontecer na sede do sindicato, na rua Benjamin Constant, 1735, Jardim Faculdade.

Na ocasião será apresentada oficialmente a ‘tabela de referência de valores para serviços jornalísticos’, como também o lançamento do blog do sindicato.

Vale lembrar que para participar o afiliado deve estar em dia com suas obrigações.