UFGD é considerada a melhor universidade pela 7º vez

Pela sétima vez consecutiva, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi a mais bem avaliada entre as instituições universitárias de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os resultados do Índice Geral de Cursos das graduações que foram avaliadas no ano passado (IGC 2013) foram publicados no Diário Oficial da União, onde também consta o resultado do Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2013) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano 2013 das universidades públicas e privadas brasileiras.

A UFGD foi avaliada com o índice Geral de Cursos (IGC) no valor 3,50 (que varia de 0 a 5,00) e com conceito 4, numa variação que vai de 1 a 5. Já os cursos avaliados pelo Enade no ano passado - Nutrição, Agronomia, Medicina e Zootecnia - também foram avaliados positivamente. Nutrição e Zootecnia tiveram conceito 3. Agronomia e Medicina tiveram conceito 4. São considerados satisfatórios, pelo MEC, os cursos com conceito 3 ou mais.

Avaliação

O Enade avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no próprio exame. Já o CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente no ano do cálculo (2013) e nos dois anos anteriores, sendo, portanto, a divulgação do conceito referente a um triênio. Além do CPC, também conta no resultado do IGC o percentual de títulos dos docentes da instituição.

Para conferir a tabela com a pontuação de todas as instituições e entender como funcionam os cálculos, acesse o site.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.