UFGD diz que vai instalar posto de primeiros socorros após pressão acadêmica

Unidade provisória vai sair do papel depois que um estudante de Ciências Sociais morreu dentro da sala de aula

Acadêmicos protestaram fixando cruzes e exibindo cartazes contra o que classificam como descaso com a saúde do... (94 FM Você na Redação)
Acadêmicos protestaram fixando cruzes e exibindo cartazes contra o que classificam como descaso com a saúde do... (94 FM Você na Redação)

Um dia após morte em sala de aula do estudante de Ciências Sociais Anacleto Tamporoski, de 60 anos, vítima de um aparente infarto fulminante, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) informou que atenderá, provisoriamente, uma solicitação feita há mais de um ano pelos acadêmicos da instituição. Um Posto de Primeiros Socorros será ativado no campus nos próximos 10 dias e deverá funcionar até o fim do ano, quando é planejada a inauguração de uma estrutura definitiva.

Saiba mais:

-Aluno da UFGD morre dentro da sala de aula

-Após morte na UFGD, diretor de Faculdade desabafa e cobra serviço de emergência no campus

-Morte de aluno em sala de aula demonstra falta de estrutura de saúde na UFGD

 

Essa informação foi divulgada pela UFGD através de nota no fim da manhã desta quarta-feira (20), após uma manifestação encampada por acadêmicos. Estudantes de diversos cursos fixaram dezenas de cruzes no gramado entre os blocos. No fim da noite de terça-feira (19), o médico Julio Croda, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, também já havia reiterado reivindicações por um serviço de urgência e emergência no campus.

Segundo a UFGD, a implantação de um Posto de Primeiros Socorros é uma das principais prioridades no PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. “As ações, em parceria com o Hospital Universitário, para destinação de seis enfermeiros/técnicos de enfermagem que atuarão no Posto já estão adiantadas, aguardando a conclusão das obras do Centro de Convivência, onde o serviço será instalado em definitivo até o final deste ano”, informou a instituição.

Apesar do planejamento alegado, somente a tragédia de ontem e a pressão dos acadêmicos provocou alguma reação da Reitoria. “Em virtude do diálogo com representantes de docentes, técnicos administrativos e de estudantes de graduação e pós-graduação, sensibilizados com os fatos ocorridos esta semana e a urgência imediata do serviço, a Administração Central da Universidade decidiu implantar imediatamente o Posto de Primeiros Socorros, em espaço provisório, com início de funcionamento para os próximos dez dias”, declarou a instituição na nota.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maria Luiza

    Maria Luiza

    E mais uma vez espera-se acontecer a tragédia para começar a ação daquilo que teria que ser feito há anos!! Lamentável as coisas só funcionarem quando se perdem vidas!! Espero que as manifestações dos universitários não durem apenas até a missa de sétimo dia! É preciso cobrar sempre

  • Renata

    Renata

    Que porra de infarto fulminante mano!

  • DEBORA

    DEBORA

    QUEREMOS AO MENOS UMA UNIDADE MOVEL, ATE QUE SEJA IMPLANTADO O POSTO PROVISORIO, CANSADOS APENAS DE NOTAS QUEREMOS MAIS ACOES

  • Fabio

    Fabio

    Só acredito vendo!!! Se depender da Administração da UFGD e de seu "Competente Reitor" isso vai ser só de fachada até que a poeira abaixe, e depois vai ficar só na promessa!!! não é só um posto de saúde que deve ser estalado na cidade universitária, mais já esta mais do que na hora dos acadêmicos terem uma refeição de boa qualidade não aquela lavagem que é servida todos os dias no R.U, nem todo mundo ganha R$ 14,000 e anda em um carro importado para vim na hora do almoço para casa, sem falar no transporte publico que é oferecido para os alunos !!!!