Zauith quer a prisão do presidente do Simted por causa de greve e bloqueio à MS-156

Prefeitura também multou o sindicato dos educadores por poluição sonora durante protesto no CAM

Presidente do Simted já foi penalizado com multa por poluição sonora e agora tem pedido de prisão feito pela p... (Reprodução/Facebook)
Presidente do Simted já foi penalizado com multa por poluição sonora e agora tem pedido de prisão feito pela p... (Reprodução/Facebook)

O prefeito Murilo Zauith (PSB) pediu a prisão do presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), João Vanderley Azevedo. O motivo é a greve dos educadores e o bloqueio à MS-156, promovido por trabalhadores da educação na Reserva Indígena.

Na ação que move contra o Sindicato por considerar a greve ilegal e abusiva, o procurador do município Isaú de Oliveira solicita à Justiça que determine ao presidente do Simted “que promova o imediato desbloqueio da Rodovia MS-156, que liga Dourados à Itaporã, sob pena de ser decretada a sua prisão por desobediência”.

Os trabalhadores da educação acusam o prefeito de tentar criminalizar o movimento grevista, que garantem ser legítimo e previsto na Constituição Federal. O protesto dos educadores é motivado por promessas não cumpridas por Zauith.

Sem querer sequer atender a uma comissão que represente a categoria, o prefeito de Dourados lançou uma ofensiva utilizando a estrutura administrativa do município contra os trabalhadores. Essa é outra acusação feita pelo Simted, que revela ter sido multado por poluição sonora numa das manifestações.

No dia 24 passado o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) aplicou multa de R$ 4,8 mil ao sindicato. O fiscal ambiental Marcos Antonio de Brito constatou que os trabalhadores da educação utilizaram “instrumentos de percussão, corneta de mão, apitos e um instrumento de sonorização acoplado a um veículo do Simted e conforme constatações in loco os níveis de pressão sonora encontram-se fora dos padrões de aceitabilidade, chegando a atingir picos de 92,3 decibéis”.

No Laudo de Constatação 004105/2014, o fiscal avalia que “os ruídos propagados no local estariam atrapalhando o bom andamento do serviço público do Centro Administrativo Municipal”. Além da multa aplicada, notificou o Simted a “paralisar imediatamente as manifestações utilizando aparelhos amplificadores de sonorização ou qualquer outro tipo de equipamento que produzam/propagam ruídos acima de 60 decibéis a menos de 100 metros de distância do Centro Administrativo Municipal”.

Os educadores satirizaram essa atitude. Além de contestar “a proibição de manifestações previstas em lei”, informam terem comemorado “o fato de a prefeitura dispor do aparelho decibelímetro, algo que dificilmente é utilizado para coibir algazarras promovidas na área central e já denunciadas até mesmo pelo MPE (Ministério Público Estadual)”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • sera que temos direito

    sera que temos direito

    Muito interresante ,educadora indignada,Adelaide dos Santos quem sera q esta ditando as regras o prefeito ou os manifestantes(temos manifestaçao nem so em Dourados mas no Brasil td),pq tds temos os mesmos direitos se quer manisfestar q o façam no certo com pessoas certas,procurem o secretario por cada pasta ele sim e responsavel tbm ,nossos filhos que ja nao tem um ensino tao bom assim (muitas vz nao por conta dos educadores)perdem aulas e a dificuldade de recuperar sao grandes ,o direito de ir e vir ,nao e democracia ,pqestao ditando q nao possamos transitar livres de um municipio a outra ,temos q ver os 2 lados ,ditadura ou democracia deque lada estamos

  • maria de oliveira

    maria de oliveira

    que pena VALDEMIR ver o tamanho da sua iguinorancia, é isso ke vcs pregam pros alunos, é melhor continuar a greve, onde fica o direito dos cidadão de BEM IR E VIR TÁ NA CONSTITUIÇÃO

  • Valdemir

    Valdemir

    itaporanews, , a greve foi em Dourados não em Itapora, se voce se sentiu incomodado porque nao ficou em itapora, as pessoas tem o direito de lutar pelo seus objetivos, e isso que esta acontecendo com os educadores é sim muito importante, a greve é necessária sim, mas estamos reivindicando em nossa cidade e nao na cidade vizinha... cidade kkkk

  • irene meira

    irene meira

    Que ato de desespero do prefeito, ta completamente perdido em sua administração , incompetência é a palavra, e afinal é ele quem manda prender ? Dourados é terra de ninguém? ele na sua ignorância acha q é assim , as leis estão aí para serem cumpridas, e os indios são pessoas instruídas , q não precisam ser manipulaods por ninguém, se fecharam a rodovia é pq acharam q na reunião com o prefeito não teve resulatdo nenhum,!!

  • rogeriocosmos

    rogeriocosmos

    parabens a todos q votaram no atual prefeitoagora e keliana e marçal vamos q vamos!!!!!!!!!!!!!!1

  • Henrique

    Henrique

    Se tem que prender o presidente do sindicato, e com o prefeito? Tem que fazer o quê então?

  • Elcio

    Elcio

    Que vergonha seu Murilo, isto é pk vc tem dinheiro..e os baba ovos estão tudo do seu lado,Isau de oliveira que vergonha o senhor apoiar gente como o prefeito!! A cidade é um lixo,um prefeito lixo!!! O Coronel Murilo manda em tudo em Dourados,só ganhou a eleição pk foi tudo armado,colocando a Keliana, pk ate do analfabeto do Ari ele perdeu! quero ver se ganha do Tetila. E ao instituto do meio ambiente, vcs nao tem o que faser não?

  • Adelaide dos Santos

    Adelaide dos Santos

    Nossa gente voltamos à ditadura??? É um direito do trabalhador a manifestação. O SIMTED é que deveria processar o Prefeito por promessas não cumpridas. Eu temo pela educação da minha filha porque não há valorização do Profissional da educação aqui em Dourados. Acho que o prefeito não teve professora.

  • educadora indignada

    educadora indignada

    e um verdadeiro ditador alguém duvida, se não for do jeito dele prendam que decepção quem colocou isso na prefeitura tem que é tira-lo população.não vou me identifica vai que ele manda me prende ditador e assim a pessoa não pode ter livre arbitro a democracia parece q ta longe dessa administração podre...