Estudantes da UFGD retiram apoio à greve de professores e administrativos após 124 dias

  • André Bento
No dia 1 de junho estudantes decidiram deflagrar a greve estudantil em apoio a professores e administrativos d... (Reprodução/FacebookDCEUFGD)
No dia 1 de junho estudantes decidiram deflagrar a greve estudantil em apoio a professores e administrativos d... (Reprodução/FacebookDCEUFGD)

Estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) decidiram retirar o apoio à greve deflagrada por professores e servidores administrativos da instituição. A classe estudantil também havia aderido à paralisação, mas em assembleia realizada na noite de sexta-feira (2), aprovou pôr fim ao movimento após 124 dias.

A greve na UFGD faz parte de um movimento que abrange universidades federais de todo o País, que reivindica melhorias salariais e estruturais. Em Dourados, foi deflagrada no dia 28 de maio por professores e servidores administrativos, com apoio dos próprios alunos, que iniciaram uma greve estudantil no dia 1º de junho.

Mas depois de 127 dias sem aulas e com o calendário acadêmico suspenso, os estudantes recuaram. Conforme divulgado na rede social do Comando de Greve Estudantil da UFGD, em assembleia realizada às 19h de ontem no auditório da unidade 1, houve “105 votos favoráveis ao fim imediato da greve” e “75 votos pela saída unificada juntamente com os/as professores e técnicos/as, tendo essa última proposta sido vencida”.

Pouco antes dessa assembleia, o comando de greve estudantil havia divulgado um balanço do movimento. Nele, apontou avanços e conquistas, dentre os quais a “suspensão do calendário acadêmico, garantindo assim, o direito de reposição das atividades prejudicadas pela greve a todos/as estudantes”.

Na assembleia do dia 1º de junho, quando decidiram por deflagrar a greve estudantil, houve 138 votos favoráveis à paralisação de apoio aos professores e administrativos, 41 contra e 9 abstenções. Um vídeo disponibilizado na página do comando de greve é possível ver como foi a votação nessa ocasião.

Assista ao vídeo:


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.