Estudo aponta: atletas correm sérios riscos de pegar doenças durante os Jogos de 2016

  • ESPN.com.br, com Agência AFP
Baía de Guanabara apresenta níveis alarmantes de poluição, segundo análise (Reuters)
Baía de Guanabara apresenta níveis alarmantes de poluição, segundo análise (Reuters)

Os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos do próximo ano, no Rio de Janeiro, irão nadar e navegar em águas tão contaminadas com fezes humanas que correm o risco de ficarem doentes e incapazes de terminarem os jogos, de acordo com uma investigação da Associated Press. Foram analisadas a Marina da Glória na Baía de Guanabara, as praias de Copacabana e Ipanema, além da Lagoa Rodrigo de Freitas.

No estudo da qualidade da água da cidade foram encontrados níveis perigosamente elevados de vírus e bactérias de esgoto humano em locais Olímpicos e Paraolímpicos, resultados que alarmaram especialistas internacionais e competidores, alguns dos quais já ficaram doentes com febres, vômitos e diarreia.

"O que você tem aí é basicamente esgoto bruto", disse John Griffith, biólogo marinho da independent Southern California Coastal Water Research Project. Griffith examinou os protocolos, a metodologia e os resultados dos testes.

"Toda a água dos banheiros e dos chuveiros e tudo o que as pessoas colocam para baixo em suas pias, tudo misturado, vai para fora nas águas de praia. Esses tipos de coisas seriam fechados imediatamente se encontrados aqui", disse ele.

A AP encomendou quatro rodadas de testes em cada um desses três locais de água Olímpicos, e também na Praia de Ipanema, que é popular entre os turistas, mas não receberá eventos. Trinta e sete amostras foram verificadas para a análise de tipos de adenovírus humano, bem como rotavírus, enterovírus e coliformes fecais.

O teste viral continuará no ano que vem. A pesquisa não encontrou um local de água seguro para a natação ou provas de barco, de acordo com especialistas em recursos hídricos globais.

Ivan Bulaja, o treinador croata da equipe de vela da Áustria, disse que ele e seus atletas perderam dias de treinamento depois de adoecerem, apresentando quadros com vômitos e diarreia. "É de longe a pior qualidade da água que já vimos em nossas carreiras na vela", afirmou.

Oportunidade perdida?

Na candidatura olímpica, o governo do Rio prometeu que os jogos serviriam para regenerar vias navegáveis do Rio de Janeiro por meio de uma expansão de 4 bilhões de dólares do governo, em infra-estruturas de saneamento básico.

A partir de 1993, a Agência de Cooperação Internacional do Japão colocou centenas de milhões de dólares em um projeto de limpeza da Guanabara. O Banco Interamericano de Desenvolvimento emitiu 452 milhões de dólares em empréstimos para mais obras.

Até então, a agência japonesa avaliara o projeto como insatisfatório e declarou que não há melhorias significativas na qualidade da água da Baía.

Como parte de sua candidatura olímpica, o Brasil prometeu construir oito instalações de tratamento, para filtrar a maior parte do esgoto e evitar o escoamento de toneladas de lixo doméstico para dentro da Baía de Guanabara. Apenas uma foi construída.

Mesmo assim, o site do comitê organizador dos Jogos do Rio ainda afirma que um legado-chave dos jogos será a reabilitação e proteção do meio ambiente da região.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.