Cidades batem recorde de chuva em até 108%, em novembro

Segundo dados do Cemtec, quatro municípios ultrapassaram a média histórica do mês

  • Correio do Estado
Inundação em rua de Batayporã, no interior do Estado (Foto: Divulgação / Cedec-MS)
Inundação em rua de Batayporã, no interior do Estado (Foto: Divulgação / Cedec-MS)

Dados do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), divulgados ontem (25), mostram que quatro municípios da região sul do Estado ultrapassaram a média de chuva esperada para o mês de novembro.

Conforme os dados dos dias: 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira), choveu 42,6 mm no município de Sete Quedas, totalizando 367 milímetros no mês. Esse volume é 98% acima da média histórica, de 185,4 mm. 

Em Itaquiraí, o acumulado das chuvas é de 330,4 mm, o que representa 108,6% acima da média histórica registrada no período. 

O volume pluviométrico já ultrapassou em 63% a média histórica do mês em Amambai, cidade a 342 km de Campo Grande. 

Na cidade de Juti, o volume de chuva acumulado neste mês é de 256,4 mm, 47% acima do histórico do período.

Ao menos oito cidades localizadas no sul do Estado tiveram estragos em decorrência das chuvas intensas que atingiram a região na terça-feira (24). Segundo informações da Defesa Civil Estadual, só em Amambai, 500 casas, situadas na área rural, foram inundadas. Outras 12 ficaram destelhadas.

Em Tacuru, teve registro de erosão na MS-160, onde da pista foi levada pela água em trecho de acesso a interligação rodoviária com Amambai e Iguatemi.

“Vamos dar todo suporte necessário. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já enviou duas equipes que irão percorrer a região e a Sanesul também. A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) foi instruída também a orientar municípios onde não há Defesa Civil para que o levantamento seja feito de forma correta”, explicou o secretário Chefe da Casa Civil, Sergio de Paula.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.