Fenômeno raro, ‘nuvem rolo’ é registrado em Caarapó (assista)

  • Redação com Caaraponews
O fenômeno é conhecido como roll cloud (nuvem rolo) ou shelf cloud (nuvem prateleira) e é mais comum em regiõe... (Geigyson Ribeiro)
O fenômeno é conhecido como roll cloud (nuvem rolo) ou shelf cloud (nuvem prateleira) e é mais comum em regiõe... (Geigyson Ribeiro)

As 18 horas de domingo (7) foi registrado pelo cinegrafista amador Geigyson Ribeiro um fenômeno raro para a região do Mato Grosso do Sul. O fenômeno é conhecido como roll cloud (nuvem rolo) ou shelf cloud (nuvem prateleira) e é mais comum em regiões litorâneas, mas desta vez foi visto em Caarapó.

Segundo o site Caaraponews, a meteorologista Cátia Braga informou que a nuvem rolo é uma nuvem considerada baixa e forma-se em uma altura de 100 a 300 metros do solo.

“A nuvem rolo é mais comum em áreas litorâneas devido à grande umidade do mar que contrastam com a massa seca do continente. Por isso é lindo de mais quando vemos no nosso Mato Grosso do Sul e realmente é um fenômeno fascinante para a população e também para nós meteorologistas”, explica.

Segundo ela, neste domingo havia um sistema de baixa pressão que é a convergência de massas de ar. O ar converge e sobe formando nuvens de chuva.  Mas que não há uma explicação exata de como se forma a nuvem prateleira.

“Não há um ‘bater de martelo’, um consenso, sobre exatamente como se forma uma nuvem rolo, mas, geralmente, esse fenômeno acontece quando há o encontro de massas de ar vindas de direções contrárias, com temperaturas e umidades contrastantes. São muito associadas a aproximação de frentes frias ou frentes de tempestades”, ressalta Braga.                      

Ela cita ainda que a formação de tornados é possível quando há instabilidade gerada ou por frente fria ou por um sistema de baixa pressão. Mas afirma que todos devem ter cuidado em divulgar imagens como essa, pois há fenômenos muito parecidos, mas que não pode ser considerado tornado. E menciona o caso de Porto Murtinho, no pantanal sul-mato-grossense.

“Como aconteceu infelizmente em Porto Murtinho, onde foi divulgado como tornado um fenômeno semelhante”, diz.

Após a passagem do fenômeno, Caarapó teve queda de temperatura e ventos fortes.

Assista aos vídeos:

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.