Cidade fantasma do tempo do Velho Oeste vira atração turística nos EUA

  • Extra/Page Not Found
Foto: Reprodução /Page Not Found/Extra
Foto: Reprodução /Page Not Found/Extra

Para quem só conhece cenários do Velho Oeste pelos filmes há uma boa opção para viver ao experiência "na vida real".

Uma cidade fantasma permanece intocada desde os dias em que os cowboys cavalgavam por lá e paravam para um pernoite ou um gole de uísque.

Bodie, na Califórnia (EUA), é um lugar parado no tempo, com o mesmo ambiente do tradicional Velho Oeste e que resistiu à modernidade. Situado em Bodie Hills, a leste da Sierra Nevada, o local se tornou um Parque Histórico Estadual em 1962, após anos de podridão e deterioração.

Bodie era movimentada pela mineração de ouro. Entre os anos de 1860 a 1941, acredita-se que suas minas tenham produzido o que teria sido o equivalente a US$ 85 milhões (cerca de R$ 422 milhões). O dinheiro circulava pela cidade e por sua principal via, de cerca de 1,5km de extensão, margeada por estabelicimentos de vários tipos.

"Houve uma época em que havia 65 bares na cidade. Entre os bares havia numerosos bordéis e 'casas de má reputação', salas de jogos e antros de ópio. Um local de entretenimento para todos", diz o site oficial.

"Diariamente, os mineiros saíam das fábricas e iam para os bares e para o distrito da luz vermelha (expressão para se referir à zona de prostituição) para gastar os seus ganhos. A mistura de dinheiro, ouro e álcool às vezes era fatal. Os jornais relataram que as pessoas da cidade perguntavam pela manhã: "Temos um homem para o café da manhã?". Traduzindo: "Alguém foi morto ontem à noite?"

A vida em Bodie começou a declinar por volta de 1880, quando os mineiros foram atraídos por oportunidades em outras partes do país. Sem a presença deles, a cidade foi mudando de perfil, tornando-se uma localidade mais familiar. Os negócios foram quebrando até não sobrar praticamente nenhum. A última mina fechou em 1942.

Hoje, apenas uma parte da cidade, cerca de 110 estruturas, ainda está de pé, mas os visitantes podem caminhar pelas ruas outrora movimentadas e ver as casas ainda abastecidas de mercadorias.

"Bodie é uma cidade fantasma. Hoje parece a mesma de há mais de 50 anos, quando os últimos residentes partiram. Para preservar a atmosfera da cidade fantasma, não há instalações comerciais em Bodie, como estabelcimentos para venda de comida ou de gasolina. Existe uma livraria dentro do museu onde você também pode consultar sobre passeios diários", diz o site do Departamento de Parques Estaduais da Califórnia.

"Este é um vislumbre fascinante da Corrida do Ouro de 140 anos atrás. Conforme você se aproxima de Bodie, a estrada simplesmente desaparece e você está em uma pista de cascalho/pedra", escreveu um visitante ao avaliar a atração turística.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.