Israel, Hamas e Egito anunciam cessar-fogo ilimitado em Gaza

  • AFP
Israel, Hamas e Egito anunciam cessar-fogo ilimitado em Gaza

Israel aceitou um cessar-fogo ilimitado na Faixa de Gaza, afirmou à AFP uma fonte governamental israelense, após o anúncio palestino de uma trégua que colocará fim a 50 dias de guerra no território palestino.

"Nós aceitamos a proposta egípcia de um cessar-fogo sem condições e ilimitado", afirmou a fonte. O presidente palestino Mahmud Abbas confirmou oficialmente o acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza.

O Egito, que conduz a mediação entre israelenses e palestinos, também confirmou que o acordo de cessar-fogo entrará em vigor a partir das 16h00 GMT (13h de Brasília).

Imediatamente, milhares de palestinos passaram a comemorar nas ruas de Gaza a entrada em vigor da trégua. Tiros para comemorar a notícia foram disparados para o ar, enquanto que as mesquitas agradeciam a Deus através de alto-falantes.

Desde o início da guerra em 8 de julho, a violência fez mais de 2.130 mortos do lado palestino e 68 do lado israelense.

Em paralelo ao fim das hostilidades, o acordo estipula também a abertura das passagens fronteiriças entre Gaza e Israel de modo que permita a aceleração da chegada de ajuda humanitária e do material para a reconstrução da Faixa. O pacto também permite que os pescadores palestinos possam trabalhar em um raio de seis milhas em torno de seu litoral.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.