'Trem nazista' com ouro pode estar minado, alerta governo polonês

  • AFP
Imagem de arquivo mostra um dos túneis secretos construídos pelos nazistas na Polônia (AP Photo/Arquivo)
Imagem de arquivo mostra um dos túneis secretos construídos pelos nazistas na Polônia (AP Photo/Arquivo)

O governo polonês alertou nesta quinta-feira (27) os caçadores de tesouros que o suposto "trem nazista", recentemente descoberto no sudoeste do país, estava provavelmente minado.

"Neste trem, cuja existência estou convencido, pode haver materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial. É provável que o trem esteja minado", escreveu em um comunicado o curador geral de monumentos, Piotr Zuchowski, secretário de Estado no ministério da Cultura e Patrimônio.

"Após a publicação de informações sobre a descoberta de um 'trem de ouro' na região de Walbrzych, observa-se uma atividade crescente de caçadores de tesouros. Exorto a todos que parem de procurar até o final do procedimento formal para garantir a segurança desta descoberta", acrescentou.

Um dia antes, o vice-prefeito de Walbrzych, Zygmunt Nowaczyk, declarou à imprensa que este alegado "trem nazista" - que teria sido descoberto recentemente por um polonês e um alemão, revivendo a lenda de trens carregados de ouro e joias - estava nesta cidade no sudoeste da Polônia.

Ele disse que sua localização exata permanece secreta.

O assessor jurídico dos descobridores que desejam permanecer anônimos, Jaroslaw Chmielewski, afirmou que seus clientes informaram oficialmente as autoridades e "descreveram os parâmetros de sua descoberta", que seria um trem blindado de 120 a 150 metros.

Muitas lendas sobre túneis subterrâneos secretos próximos de Walbrzych, onde haveria tesouros escondidos do Terceiro Reich, baseiam-se na história de um enorme edifício nazista, com ramificações subterrâneas, conhecido pelo nome de Riese (Giant).

Estas instalações deveriam acomodar a produção de armas estratégicas alemães, longe dos bombardeios aliados.

Parte destas galerias subterrâneas está aberta aos turistas, mas os caçadores de tesouros esperam encontrar outras.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.