Durante operação, polícia localiza gado furtado em Goiás

A ação ocorreu em Paranaíba e região, com o objetivo de combater crimes

  • Correio do Estado
Durante operação, polícia localiza gado furtado em Goiás

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) realizaram na semana passada mais uma ação conjunta com fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO). A ação ocorreu em Paranaíba e região, com o objetivo de combater crimes contra as relações de consumo, transporte e comércio irregular de animais, além de produtos e subprodutos de origem animal clandestinos. Foram localizados animais furtados em Goiás e apreendidas 2,5 toneladas de produtos impróprios para consumo. Vários comércios foram fechados.

Em Aparecida do Taboado, foram apreendidas banha e carne suínas, por não terem inspeção do órgão sanitário oficial. O proprietário do estabelecimento onde os produtos foram encontrados apresentou nota fiscal da compra da carne e, através das informações no documento, foi possível a localização da chácara onde ocorria abate clandestino de suínos. No local, foram apreendidas ferramentas utilizadas no abate clandestino. Além disso, foi constatada falta de condições sanitárias adequadas ao abate e condições de higiene. Os responsáveis pelos animais e pelo abate foram conduzidos até a Delegacia de Aparecida do Taboado, onde prestaram esclarecimentos.
 
Em Paranaíba, uma distribuidora de produtos alimentícios foi autuada por vender banha suína sem inspeção do órgão sanitário competente e também por não possuir instalações adequadas para armazenamento e distribuição dos produtos, além de apresentar condições inadequadas de higiene, em razão de animais domésticos terem livre acesso aos produtos estocados, que ficavam diretamente no solo.

Ainda no município, um açougue foi interditado até que o proprietário proceda a adequação e saneamento das irregularidades encontradas. O local não possuía câmara fria, nem mesmo sala adequada para manipulação de carnes e fabricação de linguiças. As condições de higiene eram precárias e foram localizadas carnes bovinas oriundas de abate clandestino armazenadas juntamente com carnes inspecionadas, expondo tais produtos à possível contaminação. 
 
Também em Paranaíba, uma propriedade rural foi interditada por não possuir inscrição estadual para a criação, compra e venda de gado bovino e suíno. No local, os agentes encontraram seis machos da raça Nelore, cuja origem não foi comprovada pelo proprietário, além dos animais apresentarem marca a fogo recente sobreposta à antiga, condição que configura crime previsto no Código Penal Brasileiro. Em diligências, foi constatado que o gado era produto de furto (abigeato), ocorrido em uma fazenda localizado no município de Itajá (GO), município próximo a Paranaíba. Os responsáveis pelo crime, assim como o proprietário da chácara onde os animais foram encontrados, foram apresentados na 1ª Delegacia de Paranaíba para as providências devidas, tendo a vítima do furto sido identificada e comunicada a respeito dos fatos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.