Perfis que ofenderam Miss Brasil em redes sociais são apagados, diz OAB

Para presidente da OAB, ofensas são preconceituosas por miss ser do Ceará.

  • Correio do Estado
Perfis que ofenderam Miss Brasil em redes sociais são apagados, diz OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) identificou cinco perfis em redes sociais com mensagens ofensivas contra a cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no domingo (28). As contas foram apagadas ou bloqueadas horas depois de o presidente interino da OAB-CE, Ricardo Bacelar, pedir que o Ministério Público identifique e acuse os autores das frases por racismo. A OAB afirma que o fato de as mensagens terem sido apagadas não isenta os autores das mensagens do pedido de acusação.

Para Barcelar, as mensagens publicadas logo após Melissa receber o título de miss contêm discriminação contra os cearenses. "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem", diz outra; "Achei que no Ceará só tinha mulher feia", publica outro perfil.

As mensagens foram registradas pela OAB-CE e apresentadas ao Ministério Público. Com os registros, o presidente do órgão espera ter a identificação e punição dos autores.

"Nós temos os prints [imagens obitidas da tela do computador] com os termos racistas. Com o poder de investigação do Ministério Público, é possível chegar às pessoas desses perfis, e então acusá-las", diz Barcelar. "É racismo e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz.

Melissa Gurgel, de 20 anos, foi eleita a Miss Brasil no sábado (27), em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação das 27 misses dos estados e do Distrito Federal.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.