Advogado de Delcídio divulga nota e manifesta ‘inconformismo’ com prisão

Nota oficial foi divulgada nesta tarde pelo advogado do senador Delcídio do Amaral (Reprodução/Facebook)
Nota oficial foi divulgada nesta tarde pelo advogado do senador Delcídio do Amaral (Reprodução/Facebook)

Maurício Silva Leite, advogado do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), utilizou as redes sociais do parlamentar na tarde desta quarta-feira (25) para manifestar “inconformismo” com a prisão do cliente, ocorrida na manhã de hoje. Segundo ele, não há acusação formal contra o parlamentar.

Na nota oficial, que motivou dezenas de comentários críticos, o advogado questiona “o fato de que as imputações tenham partido de um delator já condenado, que há muito tempo vem tentando obter favores legais com o oferecimento de informações”.

Maurício Silva Leite também questiona “a imposição de prisão a um Senador da República que sequer possui acusação formal contra si” e ressalta que a “Constituição Federal não autoriza prisão processual de detentor de mandato parlamentar e há de ser respeitada como esteio do Estado Democrático de Direito”.

Líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Senado Federal, Delcídio do Amaral foi preso pela PF (Polícia Federal) num hotel em Brasília. Autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a prisão foi motivada pelo fato de o parlamentar ter atuação voltada a atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras.

Os ministros do STF decidiram pela prisão após terem tido acesso a uma gravação de áudio na qual Delcídio promete uma mesada à família de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras – preso desde janeiro e condenado a cinco anos de prisão por corrupção -, como forma de evitar que o executivo o incrimine em um futuro acordo de delação premiada com a Justiça.

Nesta mesma conversa, gravada pelo filho de Cerveró, o senador ainda articula um possível plano de fuga para o ex-diretor da Petrobras, que iria ao Paraguai antes de partir para a Espanha, longe das autoridades brasileiras. O áudio completo, de 1 hora e 35 minutos, pode ser ouvido clicando aqui.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.