Prefeito de Douradina é definitivamente cassado e novas eleições devem ser convocadas

Darcy Freire foi condenado por compra de votos nas eleições municipais de 2012

Darcy Freire (PDT) foi condenado pela Justiça Eleitoral por compra de votos nas eleições municipais de 2012 (Arquivo)
Darcy Freire (PDT) foi condenado pela Justiça Eleitoral por compra de votos nas eleições municipais de 2012 (Arquivo)

O prefeito de Douradina, Darcy Freire (PDT), teve o mandato cassado em definitivo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele lutava contra ações por compra de votos desde o ano passado e já havia sido afastado do cargo, mas conseguiu reverter a situação. Agora, novas eleições deverão ser convocadas no município.

No dia 11 de fevereiro de 2014 o Pleno do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) decidiu, por três votos a dois, cassar o mandato de Freire  e de seu vice José Ailton de Souza Nunes (PSDB) por compra de votos nas eleições de 2012.

Naquela ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo César Ferreira (PSBD), popularmente conhecido como Paulinho Chorão, assumiu interinamente o comando do Executivo municipal.

No entanto, no dia 26 de março o TSE devolveu o cargo de prefeito de Douradina a Darcy Freire. Conforme os ministros do Tribunal Superior Eleitoral alegaram à época, os depoimentos utilizados para a condenação eram frágeis e não comprovavam a prática ilícita nas eleições de 2012.

Passado quase um ano desde que retomou a chefia do Executivo, Darcy Freire volta a perder o cargo. Desta vez, contudo, não cabe mais recurso. Por isso, a Justiça Eleitoral deverá convocar novas eleições para o município.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.