Quase 10 mil vão às ruas em Dourados contra corrupção e pelo impeachment de Dilma

Manifestante protesta contra a corrupção durante manifestação nas ruas de Dourados (André Bento)
Manifestante protesta contra a corrupção durante manifestação nas ruas de Dourados (André Bento)

Dourados também deu corpo à manifestação nacional contra a corrupção desencadeada neste domingo (15). Na cidade, aproximadamente 10 mil pessoas foram às ruas e pediram a saída da presidente Dilma Rousseff (PT). Foram defendidos o impeachment da mandatária e a intervenção militar.

Nem o calor de 34ºC registrados pelo termômetro da área central afastou os manifestantes. Às 15h a Praça Antônio João já estava lotada. Nas imediações várias pessoas aguardavam a saída da passeata que percorreu a Avenida Marcelino Pires até a Rua Camilo Ermelino da Silva e retornou ao ponto de partida. No meio do caminho, uma virada no tempo trouxe vento e a temperatura caiu para 31ºC.

“Fora PT, fora PT e leva a Dilma com você”. Esse era um dos gritos mais entoados pelos manifestantes. O Hino Nacional também foi cantado por mais de duas vezes, com o auxílio de carros de som. Um caixão pintado de verde e amarelo era suporte para cartazes que defendiam a intervenção militar e o sepultamento do comunismo, da corrupção e da falta de vergonha. 

Comandante do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), o tenente-coronel Carlos Silva acompanhou pessoalmente a manifestação. Segundo ele, 150 policiais foram destacados para garantir a segurança dos participantes.

Em meio à multidão, o aposentado José Roberto, de 72 anos, caminhava junto aos cartorários Gustavo e Rodrigo Baggio, irmãos de 39 e 41 anos, respectivamente, e de Miguel Rodrigues, de 63 anos, trabalhador da construção civil. Em comum, todos carregavam o desejo de mudanças imediatas no comando do país.

“Corrupção, impeachment da presidente, intervenção militar imediata”. Essas foram as palavras ditas praticamente em coro pelos quatro para justificar a presença nas ruas e expectativas de resultado. “Os escândalos de corrupção na Petrobras, o BNDES, a falta de competência e pulso firme para governar, tudo isso nos motiva a estar aqui”, resumiram.

Alguns metros atrás na passeata, o representante comercial Claudeir de Morais, de 44 anos, protestava contra a “corrupção no Brasil”, conforme suas próprias palavras. “O brasileiro trabalha cinco meses para pagar impostos e sustentar esses políticos corruptos. Estamos na rua por um Brasil melhor”, ressaltou.

Um Brasil melhor também é o que defendeu Neide Martins, artista plástica de 47 anos que estava acompanhada da família na manifestação. “Estamos em luta para tirar a bandida da presidente do poder e contra a corrupção”, pontuou.

O médico veterinário Jean Carlo de Souza, de 44 anos, chamou a atenção em meio à multidão.  Ele portava um cartaz com os dizeres “não estou aqui por R$ 35,00”. A ironia era direcionada aos manifestantes que na sexta-feira (13) tomaram as ruas de São Paulo em defesa do governo. Alguns deles confirmaram ter recebido dinheiro para ingressar nas fileiras pró-Dilma.

Mas se não estava ali por R$ 35,00, como deixou claro no cartaz, qual era a motivação do médico veterinário para ir às ruas? “Estou aqui contra a corrupção e para melhorar o Brasil”, revelou, pontuando o “abuso de impostos” como algo a ser combatido. “Hoje somos massacrados pelos altos impostos”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.