Com superlotação de cemitério, prefeitura desapropria rua e propriedades para expansão

  • Caaraponews
Com superlotação de cemitério, prefeitura desapropria rua e propriedades para expansão

No próximo domingo, 2 de novembro, comemora-se o "Dia de Finados", ou celebração da vida eterna dos entes queridos que já faleceram. Em Caarapó todos os anos milhares de pessoas vão ao cemitério municipal São João, no bairro São Jorge, para prestar homenagens aos seus amigos e familiares que já se foram. Mas com o grande número de pessoas enterradas, o local está ‘lotado’ e não há mais espaços suficientes para sepultamentos por muito tempo no cemitério.

Por consequência disso, a Prefeitura de Caarapó pretende criar um novo cemitério ou ampliar o atual. De acordo com o secretário de finanças Valter Oliveira existe a lei municipal 1210/2014 que dispõe sobre autorização para desafetação de parte da Rua Justo Pastor Penha, uma área que se estenderá seu uso por 2 anos, após isso deverá obter nova autorização para prorrogar o uso.

“Ainda há espaço para novos enterros, e estamos atentos para que a sociedade não seja prejudicada. O município através do decreto municipal, cuja minuta já está sendo elaborada pelo setor jurídico, irá declarar como de utilidade pública uma área de terras”, explica Oliveira.

Segundo ele, esse planejamento abrangerá três ou quatro pequenas propriedades rurais circunvizinhas ao cemitério municipal. “Já inserimos a referida compra para o ano de 2015, até lá a área desapropriada de 10 metros de largura por 300 comprimento atenderá a comunidade que necessitar do espaço para enterrar seus entes queridos”, afirma.

O proprietário de um terreno ao lado do local que pediu para não ser identificado disse que já procurou a prefeitura para verificar se o município teria interesse de adquirir seu terreno e que lhe informaram que haverá uma expansão do cemitério pela rua que passa atrás do mesmo.

“Me disseram que iriam ampliar o cemitério na rua que passa atrás, e que não tinham interesse em comprar o terreno ao lado”, explica o proprietário.

Atualmente o cemitério contém cerca de quatro mil pessoas enterradas e passará por limpeza e pintura nova neste dia dos finados. “Faremos também uma delimitação de do espaço para os vendedores ambulantes trabalharem com segurança no dia”, diz o secretário de serviços urbanos Odenilson da Silva Romeiro.

O cemitério municipal São João foi criado por volta da década de 1960 após a desativação do antigo cemitério localizado as margens da BR 163 ao lado do Posto San Fernando.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.