Pescadores são salvos um dia após ventania virar barcos no lago de usina em MS

  • Redação

No sábado (19), por volta das 19h30, policiais militares ambientais de Bataguassu foram informados de que um grupo de cinco pessoas estaria desaparecido no lago da Usina Sérgio Motta, no Rio Paraná. Eles haviam caído na água depois que um forte vendaval arrastou e tombou as embarcações que utilizavam para pescar.

Segundo o site Nova News, a PMA (Polícia Militar Ambiental) colocou três equipes à procura dos desaparecidos e no domingo (20), por volta de 01h, localizou uma embarcação tombada e três pessoas, sendo um adolescente de 12 anos, um adulto de 32 anos e outro de 54 anos. Nas proximidades, localizaram outra embarcação com mais duas vítimas, ambas de 48 anos. Todos os turistas eram de Santo André (SP) e estavam de coletes salva-vidas.

A PMA socorreu as vítimas e as levou para uma área de lazer no município de Presidente Epitácio (SP), onde uma guarnição do Corpo de Bombeiros daquela cidade iniciou os atendimentos. Segundo os policiais, os turistas corriam risco de hipotermia se não fossem encontrados a tempo, pois todos estavam com os corpos dentro da água e já sentiam muito frio. Por saber desse risco, a PMA empregou todo o seu efetivo nas buscas.

A região do lago da Usina Sérgio Motta é muito perigosa, principalmente para pequenas embarcações, pois, como a área de água é muito extensa, sem proteção, ventos fortes levantam ondas muitos fortes. Segundo os policiais, no momento da ventania formaram-se ondas de mais de quatro metros de altura.

No mês de março deste ano, Corpo de Bombeiros, Força Tática da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental participaram de um treinamento exatamente no lago da Usina Sérgio Mota. A ação teve como objetivo, atuar em situações de salvamento e resgate de possíveis vítimas de acidentes.