Após 38 anos, tradicional romaria é cancelada devido a obras na BR-163

  • Campo Grande News
Após 38 anos, tradicional romaria é cancelada devido a obras na BR-163

Após 38 anos, a tradicional romaria até o Santuário Estadual de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Bandeirantes, a 70 quilômetros de Campo Grande, não acontecerá este ano. A comemoração, que sempre ocorria no dia 11 de outubro, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, costumava reunir pelo menos 100 veículos que saíam da Capital, levando até mil romeiros para celebrar a data no santuário.

De acordo com a secretária da igreja, Lindonês Modesti De Witt, a decisão de suspender a romaria foi do próprio padre do santuário, Laércio Chebelo, que tomou a decisão após conversas com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), que alertou sobre as obras de duplicação da BR-163, além da implantação recente de uma praça de pedágio próximo ao município.

“Ele achou que ira causar muito tumulto para passar no pedágio e por isso decidiu retomar a tradição no próximo ano, quando a duplicação já deverá estar pronta”, afirma Lindonês.

No entanto, ela garante que o brilho das celebrações não deverá ser ofuscado pela mudança de planos. No dia 11, quando ocorria a romaria, haverá uma concentração de romeiros às 7 horas em frete ao posto de combustíveis Raffa, na entrada de Bandeirantes.

A partir das 8 horas os fiéis seguem em procissão até o santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida para participar da missa especial às 9 horas, que deverá ser celebrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, auxiliado pelo padre responsável pelo santuário.

Na sequência haverá um almoço no salão paroquial, com apresentação do grupo Cheiro do Mato. Segundo Lindonês De Witt, a expectativa é reunir perto de duas mil pessoas nos dias de festa, já que no dia 12 também haverá missa a partir das 9 horas, seguida de almoço com show do grupo Eco do Pantanal.

“Muita gente está ligando confirmando presença. Acredito que os devotos de verdade não abandonam a tradição”, ressalta. Ainda no dia 12, após o almoço, haverá a coroação dos reis e rainhas da festa, representados por crianças da comunidade.

Devido ao grande número de fiéis, as celebrações acontecerão, como nos anos anteriores, na área externa da igreja. Como o santuário passa por reforma, todas as atividades acontecem no salão paroquial, que após a reforma, recebeu uma cobertura e capacidade para abrigar duas mil pessoas sentadas.

Ano passado, mais de 80 veículos saíram da Capital rumo a Bandeirantes em carreata. O grupo celebra a padroeira desde evento iniciado em 1977, pela devota Lucimara da Rocha, quando o trecho foi percorrido a pé.

A história da romaria remonta ao momento da divisão do Estado, quando Lucimara, ao ser atendida em uma graça, decidiu agradecer fazendo a romaria.

Outras igrejas – Apesar da celebração em Bandeirantes ser a mais tradicional, demais paróquias da Capital que também possuem a denominação de Nossa Senhora, programaram celebrações especiais e procissões no dia 12. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.