Produtores já compraram 23,7 milhões de toneladas de fertilizantes

  • Agrolink

A comercialização de fertilizantes no Brasil atingiu um novo recorde mensal, com 3,9 milhões de toneladas em setembro – um crescimento de 9,4% na comparação com o mesmo período de 2013, segundo os últimos dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

No acumulado do ano (até setembro) já são 23,7 milhões de toneladas entregues, o que significa um crescimento de 7,3% ante o mesmo período de 2013.

A demanda foi aquecida no período principalmente pelo setor da soja, que deverão plantar área recorde na temporada 2014/15.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê entre 30,6 milhões e 31,8 milhões de hectares, o que representaria uma alta de até 5,5% na comparação com a safra 2013/14.

As entregas costumas ser maiores nos meses de agosto, setembro e outubro porque os produtores estão se preparando para semear a safra de verão. "Isso para atender esta safra agora, plantio de soja e milho, basicamente.

[Para o] algodão tem alguma coisa também", afirmou o diretor-executivo da Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil, Carlos Florence.

De acordo com ele, a relação de troca de adubo por soja piorou para o produtor, com a queda do preço da commodity em função da grande safra dos Estados Unidos.

Florence, porém, não acredita que vá haver redução na aplicação do insumo, porque as maiores produtividades decorrentes de uma boa adubação podem ajudar nas contas diante de uma queda de preços da oleaginosa.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.