Calor e umidade fazem crescer número de ataques de escorpiões em MS

Até o momento, já foram registrados 72 ataques

  • Midiamax
Calor e umidade fazem crescer número de ataques de escorpiões em MS

Somente nos três primeiros meses deste ano foram contabilizados 72 acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul, conforme informações do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica). O número é considerado alto e para evitar novos acidentes o Centro pede que a população redobre a atenção.

O coordenador do Civitox, Carinston da Costa, o aparecimento dos escorpiões nesta época do ano está associado ao calor e a umidade. Estes dois fatores são os que mais contribuem para o aparecimento deste tipo de animal peçonhento. 

O Civitox pode ser acionado pelos telefones 0800 722 6001 (gratuito) e (67) 3386-8655, que funcionam 24 horas e podem atender casos de acidentes com animais peçonhentos e envenenamentos.

Em Dourados bairros reclamam da infestação dos insetos. Veja na matéria:

http://www.94fmdourados.com.br/noticias/saude/em-menos-de-um-ms-moradores-do-parque-alvorada-encontram-seis-escorpies-nas-residncias

Saiba como evitar o surgimento do bicho:

O Civitox alerta que é importante nivelar as calçadas, pisos, paredes e portas para evitar o alojamento de escorpiões; colocar barreiras de proteção na base das portas para evitar que o inseto tenha acesso ao interior de casas; observar as toalhas de banho e calçados antes de utilizá-los; afastar as camas cerca de 10 centímetros das paredes; e guardar os calçados e chinelos em locais apropriados, para evitar que permaneçam no chão quando não utilizados.

 É necessário ainda que as caixas de gordura, de energia elétrica, e do ar-condicionado sejam limpas periodicamente. Telas de proteção devem ser colocadas nos berços; evite ir descalço ao banheiro e, no período noturno, acenda as luzes e observe o assento do vaso sanitário e o local onde está o papel higiênico antes de fazer uso do mesmo.

Tome banho usando chinelo de dedos; tampe sempre as latas de lixo e utilizar sacos plásticos, evitando restos de alimento expostos que podem atrair a presença de insetos (baratas, grilos e outros) e aranhas, que são alimentos para o escorpião.

Em caso de plantas trepadeiras próximas às janelas, é ideal fazer o uso de uma tela de proteção. Também é importante não exterminar as lagartixas e outros predadores, como as corujas e os sapos. Ao limpar os jardins, quintais e terrenos, não revire as folhagens, pedras, madeira e outros materiais diretamente com as mãos (use luvas e revire os objetos com um pedaço de madeira). Mantenha a casa livre de insetos, de lixo e materiais entulhados. Os quintais e os terrenos devem permanecer limpos e em bom estado de organização.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.