Ela emagreceu 60 kg graças ao macarrão falso! Aprenda como fazer

O espaguete de abobrinha tem poucas calorias e nada de carboidratos. É a receita ideal para uma janta leve

  • Sou Mais Eu
Ela emagreceu 60 kg graças ao macarrão falso! Aprenda como fazer

Era um pesadelo. Eu estava no casamento do meu cunhado, o grande evento da família no final de 2013, e era a única malvestida. Com 123 kg em 1,62 m de altura, não tinha achado um vestido que me servisse e me vi obrigada a ir à festa de legging. Todas as mulheres estavam arrumadas para fotos. Só eu estava deselegante. Tanto que não existem provas da minha desgraça, porque fugi do fotógrafo. Passei tanta vergonha que resolvi dar um basta naquela situação e emagrecer. Saí do casório decidida. Minha meta: perder 60 kg.

O maior desafio seria evitar massas, minha grande paixão. Adorava pão, pizza, nhoque e lasanha, tudo sempre carregado de molho e frios gordos. Se eu quisesse secar, teria que reeducar meu paladar e aprender a gostar de comidas saudáveis. Para minha sorte, descobri uma receita salvadora: o espaguete de abobrinha, que parece macarrão e tapeia a minha vontade, mas tem 10 vezes menos calorias que a versão tradicional!

Gorda, chorei no provador da loja

Quando resolvi mudar minha alimentação, já estava no limite. Antes do casamento do meu cunhado, fui experimentar roupas em lojas e minha decepção foi infinita. Como a última peça que eu havia comprado tinha sido número 52, peguei uma 54 por precaução, mas não serviu.

Chorei muito no provador quando percebi que meu manequim era 56. E pensar que, 3 anos antes, quando conheci meu marido Joaber, pesava 70 kg. Enxuguei as lágrimas e saí da loja com vontade de ser invisível. Eu já quase não saía de casa nessa época com medo dos olhares de reprovação.

Comia até oito pãezinhos recheados com embutidos por dia, fazia um prato maior que o do meu marido no almoço e mandava ver nos lanches de fast food de sexta a domingo. Mas colocava a culpa da minha engorda no anticoncepcional. É claro que era uma desculpa, mas eu não conseguia encarar a realidade e assistia passivamente o número da balança aumentar, achando que não havia nada que pudesse fazer. Bobagem, pois sempre existe uma saída.

O básico da reeducação alimentar eu já sabia: comer a cada três horas, tomar 2,5 litros de água por dia e cortar doces, fritura e refrigerante. Como autocontrole não era o meu forte, tive de ser radical no começo. Não enfiei o pé na jaca um dia.

O que eu ainda não sabia era como aprender a gostar de legumes e verduras e, como não conhecia nenhuma técnica especial, passei a comer esses alimentos todo dia, mesmo tendo que forçar no começo, para acostumar na marra. Afinal, ninguém nasceu gostando de batata frita e odiando beterraba. É tudo hábito. E, se eu mudasse o meu, mudaria meu paladar. 

Essa “massa” é rica em fibras e magrinha! Oba!

Outra coisa que queria mudar na minha rotina era parar de comer carboidrato depois das 19h, porque isso ajuda a perder peso. Pesquisando receitas  para fazer à noite, me deparei com o espaguete de abobrinha. Além de ter bem menos calorias que o macarrão tradicional, a versão vegetal é rica em fibras, regula o intestino e sacia mais que a massa de farinha branca. Sem falar que é gostoso, porque refogo com cebola e alho.

Além do espaguete falso, passei a preparar outras receitas sem carboidrato, como o pudim de gelatina com leite desnatado. Ele é ótimo para quando bate vontade de comer doces!

Essas mudanças tiveram mais efeito do que eu esperava. Perdi 4 kg nos primeiros 20 dias e fiquei tão animada que me matriculei na academia. Passei a malhar cinco vezes por semana, uma hora por dia. Mantive o ritmo e, 4 meses depois, já tinha perdido 28 kg! Finalmente havia saído da casa dos três dígitos...

Agora, vivo saindo de vestido bem justinho!

Levei um ano para atingir minha meta e comecei 2015 magra como nunca. Estou com 63 kg e uso manequim 40!

Não me escondo mais do m u n d o . Aproveito todas as oportunidades para sair e ainda coloco vestido justo. Quando encontro parentes em festas, eles me enchem de elogios! Usei cada quilo perdido como motivação para construir meu castelo de alegria e satisfação. E, quilo a quilo que vai embora, todas nós podemos conquistar nosso sonho. - TAYNA CRIS CESAR, 19 anos, dona de casa, São José do Rio Preto, SP

O cardápio da Tayna

Café da manhã• 200 ml de leite desnatado batido com 1 fruta• 1 col. (chá) de chia• 1 tapioca feita com 2 cols. (sopa) da goma OU 1 fatia de pão integral• 1 col. (sopa) de requeijão light

Lanche da manhã• 1 fruta

Almoço• 3 cols. (sopa) de arroz integral• 3 cols. (sopa) de feijã • 3 cols. (sopa) de legumes (berinjela, abobrinha ou quiabo)• 1 bife (médio) grelhado• Verduras à vontade

*Dica da nutricionista: Prepare as verduras com pouco óleo ou no vapor. Se usar creme de leite, fritar ou empaná-las, as calorias aumentam muito. Tome cuidado com o excesso de sal, que causa retenção de líquido.

Lanche da tarde• 200 ml de suco natural de fruta• 5 bolachinhas integrais

*Dica da nutricionista: As bolachinhas devem ser pequenas. Cookies grandes podem ultrapassar as calorias recomendadas para o dia.

Jantar• 1 porção de espaguete de abobrinha• Molho feito com 2 tomates e 100 g de carne moída

Ceia• 200 ml de leite desnatado• 2 colheres (chá) de café solúvel com adoçante

Espaguete de abobrinha tem 10 x menos calorias que a massa branca tradicional!

A estratégia de reduzir o consumo de carboidratos à noite, usada pela Tayna, funciona mesmo. “Massas tradicionais têm alto índice glicêmico, o que faz o pâncreas produzir mais insulina para a digestão. Quanto mais insulina no organismo, maior o acúmulo de gordura abdominal”, explica a nutricionista Roseli Ueno. Ela aponta as principais vantagens da troca entre espaguete tradicional e vegetal:

Espaguete de abobrinhaUm prato deste espaguete tem de 25 a 34 calorias, em média. A abobrinha é fonte de fibras e segura a fome por mais tempo que a massa de farinha branca, funcionando como um macarrão integral.

Espaguete tradicionalUm prato deste macarrão, ainda que integral, tem de 280 a 420 calorias. A massa tradicional à base de farinha branca é digerida rapidamente e faz a fome voltar após cerca de apenas uma hora.

Aprenda a fazer o espaguete de abobrinha

Ingredientes• 1 abobrinha • 1 dente de alho• ½ cebola• 1 fio de azeite• Sal e pimenta a gosto

Modo de preparoLave a abobrinha e rale-a com casca e sem semente no sentido do comprimento num descascador de vegetais. Os fios longos lembrarão os de um espaguete. Refogue os filetes de abobrinha com um fio de azeite, alho e cebola por três minutos. Pingue um pouco de água na panela para que o fruto murche e fique com consistência de macarrão. Faça um molho à bolonhesa como quiser e coloque por cima.

Dicas da nutricionista: 

• Não adianta cobrir o espaguete com um molho calórico, que leve manteiga ou creme de leite. Prefira o molho de tomate fresco ou o azeite e alho. Você pode usar ainda cogumelos no lugar da carne, para ter uma proteína vegetal.• Prepare a mesma receita com beterraba e cenoura em vez de abobrinha. Fica gostoso e colorido!• Um prato de espaguete deve ser feito com no máximo duas abobrinhas. Isso é o suficiente para saciar uma pessoa.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • viviane

    viviane

    vc não sabe como me ajudou com suas palavras me vi em vc ,apartir de agora vou me espelhar em vc peso 93 kilos com 1.47 de altura sou bem baixinha .eu necessito emagrecer me falta determinação ...é isso que sinto tudo isso que vc disse e´horrivél me sinto incapaz ...obrigada linda