Governo do Estado ativa Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados

Unidade hospitalar vai promover cirurgias em pacientes dos 34 municípios da região

  • André Bento
Médico oncologista David Infante Vieira, designado pelo Governo do Estado para a direção do Hospital, visitou... (André Bento)
Médico oncologista David Infante Vieira, designado pelo Governo do Estado para a direção do Hospital, visitou... (André Bento)

Uma iniciativa do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) promete melhorar as condições da saúde pública em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (1) ele ativa oficialmente o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados. A unidade em funcionamento desde hoje (30) na segunda maior cidade do Estado fará cirurgias eletivas em pacientes que residem nos 34 municípios da região, mediante regulação de uma central estadual.

De acordo com o médico oncologista David Infante Vieira, responsável pela direção da unidade hospitalar, a meta é chegar a 200 procedimentos por mês. Para isso a administração pública estadual alugou o prédio do antigo Hospital São Luiz. A gestão é dividida entre o Governo do Estado, que também comprou e locou equipamentos, e o Hospital Evangélico, responsável pelo corpo clínico e setor de RH (Recursos Humanos).

“É uma ação do governo do Estado que vem promover e agregar mais serviços para toda região da Grande Dourados. São pacientes dos 34 municípios que serão atendidos em cirurgias eletivas, num primeiro momento cirurgias vasculares, ortopédicas e urológicas. E em alguns meses a gente quer ampliar para cirurgia geral e cirurgias ginecológicas, ou seja, hérnia, vesícula, mioma”, informou o médico.

Ainda segundo ele, essa é uma ação fundamental do governador Reinaldo Azambuja para melhorar o atendimento à saúde pública, uma das principais queixas entre a população de todo o Brasil. Ao todo, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão pelo Governo do Estado.

David Infante Vieira ressalta que o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados não atende como o Hospital da Vida, por exemplo, mas tem por objetivo zerar as filas de espera por cirurgias. “Não é um hospital de portas abertas, não é pronto-socorro. É um hospital que vai atender cirurgias referenciadas, eletivas que os municípios vão encaminhar para uma central de regulação do Estado, em Campo Grande, que vai organizar essa fila para que todas as cidades sejam contempladas”, explicou.

A inauguração oficial do Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados está agendada para as 14h desta terça-feira (1). O governador Reinaldo Azambuja estará presente. A unidade hospitalar, no antigo prédio do Hospital São Luiz, Está localizada na esquina da Rua Coronel Ponciano com Avenida Weimar Gonçalves Torres.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.