Nutricionista acima do peso muda hábitos e emagrece 20 Kg

  • Blog da Mimis/Terra
Nutricionista acima do peso muda hábitos e emagrece 20 Kg

Hoje eu vou contar a história da linda Mariana, de 24 anos, que aliou a reeducação alimentar às atividades físicas e eliminou 20kg em um ano e seis meses.

Mariana foi magra até os quatro anos, não comia muito e os pais chegaram a dar fortificante para ela engordar. “Depois dos quatro anos lembro que comecei a engordar, meus hábitos alimentares eram errados, comia doces, tomava refrigerante, mas comia frutas também”.

Ela sempre se preocupou em estar acima do peso, não gostava de sua aparência, mas também não tomava nenhuma atitude para mudar. “Com o tempo minha auto estima foi no chão, não era vaidosa, não gostava mais de tirar fotos, estava triste sim, mas parecia que quanto mais triste eu ficava mais eu comia”.

Mariana resolveu cursar nutrição, tanto por achar uma profissão interessante, como por acreditar que iria melhorar seus hábitos alimentares, mas não foi bem o que aconteceu. Já no primeiro ano da faculdade ela engordou 10kg, atingindo 76 kg. “Não resistia aos lanches gostosos da cantina e não cuidava nada da minha alimentação”. Ela também sonhava em fazer a cirurgia para redução das mamas, mas o médico não queria fazer por ela estar muito acima do peso.

Mari tinha até vergonha de dizer que cursava nutrição, porque sabia que iriam achar estranho. “Escutava também piadinhas de algumas pessoas, o que me deixava muito triste, pensava em mudar, mas não tomava uma atitude”.

Depois de passar por todos os preconceitos, Mariana resolveu que iria mudar. “Minhas roupas não me serviam mais, um dia fui vestir um shorts que eu amava 42 e ele não passou das coxas, aquele dia caiu realmente minha ficha e vi que tinha que mudar”.

Antes de decidir emagrecer, Mariana comia muito, em todas as refeições, tomava muito refrigerante, lanches, pizzas, fast foods. Quando resolveu se reeducar, colocou em prática os conhecimentos como nutricionista e iniciou o processo de emagrecimento. “Comecei tirando os doces, lanches, pizza, diminui o refrigerante, e passei a comer alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, e tomar muita água”.

Mari passou a comer com mais regularidade, de três em três horas e em pequenas quantidades. No começo, ela estava muito motivada e não sentiu dificuldades para emagrecer. O que ela sentiu mais dificuldade foi gostar das atividades físicas, pois era extremamente sedentária. “O que me ajudou a nunca desistir foi que eu sempre estipulei pequenas metas, no começo queria emagrecer apenas 6, depois emagrecer mais 3 e assim foi”.

A ansiedade pelo resultado pode ser um grande empecilho durante o processo de emagrecimento. Planejar a dieta e ter metas possíveis é uma maneira de diminuirmos a ansiedade e conquistarmos nossos objetivos.

Durante o processo, Mari contou com o apoio da família, amigos e do namorado. “Almoçavam comigo em lugares que serviam comidas mais saudáveis, me deram muita força, e hoje estão orgulhosos! Devo muito a eles, principalmente pelo meu namorado Lucas, minha amiga Emanuelle e minha Mami”, agradece.

Lidar com as tentações não é tarefa fácil. É importante que haja equilíbrio na dieta, nada ao extremo. Mari também pensa assim. Ela aprendeu a deixar as tentações para outro dia, de preferência o ‘dia do lixo’. “Eu nunca deixei de comer nada, só não comia em exagero”.

Mariana também inseriu as atividades físicas no seu dia a dia. Começou com caminhadas e bike, hoje faz musculação e outros tipos de exercícios aeróbicos.

Eu sempre falo que é super importante aliar a reeducação alimentar às atividades físicas, para que o emagrecimento seja mais saudável e efetivo.

Mariana percebe que ter vencido a obesidade e se tornado mais saudável ajudou muito na sua formação como nutricionista. “Sei muito bem o que os meus pacientes passam porque já passei por isso e tento ajudá-los da melhor forma possível”.

A internet foi muito importante no processo de emagrecimento da Mari. “A internet não deixou a dieta cair na rotina e ficar chata. Sempre procurei receitas saudáveis e foi assim que encontrei o blog da Mimis”.

Mariana acredita que o verdadeiro emagrecimento se dá através da mudança de hábitos e pensamentos. “Você tem que saber controlar seus pensamentos gordinhos. Não existe segredo, mas você tem que estar muito determinado, porque vai aparecer muitas tentações por toda parte”.

Parabéns pelo sucesso, Mari!

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.