A Primavera se instala com suas cores e boas temperaturas

  • Mazé Torquato Chotil
A Primavera se instala com suas cores e boas temperaturas

Nestes últimos dias, na impresnsa francesa, li que o crescimento da violência pesa sobre a economia latino-americana com um custo da criminalidade estimado em 3,5% do PIB regional pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O artigo do jornal econômico “Les Echos” fala também do número de homicídios recorde do Brasil, sobretudo pelo enfrentamento entre a polícia e o narcotraficante. Uma guerra que mata também muitos inocentes e que leva a perguntar: por que o Estado não se organiza para, como o cigaro que também é uma droga que mata um número importante de pessoas por ano, enquadrar seu uso, de forma a colher os impostos para tratar os viciados, tirar este negócio frutuoso das mãos dos traficantes que mata sua população com tiro e ou pelo vício?

Um outro artigo, dessa vez no “Le Monde,” fala que no Brasil o retorno da ética fragilizou a economia. A luta contra a corrupção, diz o jornal, agravou a crise, sobretudo nos setores da construção e da energia. A Lava Jato teria tirado o emprego milhões de trabalhadores que sofreram as consequências, pagaram o pato, segundo João Cayres, secretário da Central Única dos Trabalhadores – CUT.

Entretanto, não só estas más noticias circulam por aqui. Outras mais simpáticas também são lembradas, como a presença da diretora de teatro brasileira Christiane Jatahy, que coloca em cena sua versão de “A regra do jogo”, filme francês de Jean Renoir, de 1939, na Comédie francese, a importante casa de espetáculo do Estado francês criada em 1680.

Dualidades existem! A boa, boa notícia por aqui, quando a gente sai do Inverno é que a Primavera está de volta com suas cores e perfumes, seus passarinhos que voltaram dos países quentes onde se refugiaram para esperar passar o inverno do norte. É portanto o momento ideal de caminhadas nos parques e florestas. Muitos parisienses estão aproveitando estas férias escolares de duas semanas para se oxigenar no verde, sentir o renascer perpetual da natureza!

Bom final de semana!

 

Algumas cenas parisienses da semana:

 

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.